Cirurgia Zero
Governador Jorginho Mello concedeu entrevista ontem na Rádio Som Maior e falou sobre duas de suas principais bandeiras apresentadas durante a campanha eleitoral. Uma delas está ligada a saúde e já tem inclusive um nome. Segundo ele o Cirurgia Zero é um programa que pretende, em seis meses, zerar a fila de espera para os procedimentos eletivos. Zerar, claro, é algo um tanto quanto utópico, mas se o governo conseguir reduzir drasticamente o tempo de espera já terá marcado um gol de placa. O outro programa é o universidade gratuita. Jorginho garante que ele será implementado. A intenção é comprar vagas nas universidades do Sistema Acafe e permitir que os catarinenses tenham acesso gratuito à universidade. O pagamento será feito com trabalho dos universitários após a conclusão do curso. Segundo o governador, o trabalho da reitora Luciane Ceretta, presidente da Acafe será fundamental para efetivar o projeto.
Edital Abadeus
Abadeus lança edital para programa Cisa Working Social, que estimula desenvolvimento de negócios locais Objetivo é selecionar cinco ideias empreendedoras para utilizar, gratuitamente, o espaço de coworking do Centro de Inovação Social da instituição.
Minuta
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou ontem que a Policia Federal (PF) envie ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cópia da minuta de decreto de estado de defesa encontrada na casa do ex-ministro Anderson Torres. A corporação terá prazo de 24 horas para cumprir a medida. O rascunho de documento encontrado na casa de Torres sugere um decreto de estado de defesa para ser cumprido no TSE cujo objetivo seria mudar o resultado das eleições de 2022.
Eleição
Disputa pelo comando da Cooperaliança tem última semana de campanha. Votação ocorre no sábado e coloca frente a frente Reginaldo de Jesus e Everaldo Rosso. Movimentação nos bastidores segue intensa, mas apontam para uma situação confortável para o atual presidente.
Inflação
A previsão do mercado financeiro para a inflação no Brasil em 2023, representada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu de 5,39% para 5,48%. A estimativa do Boletim Focus foi divulgada ontem (23). A pesquisa do Banco Central (BC) é feita toda semana, e traz a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.