Estourando nas prefeituras

O Governo de Santa Catarina está, desde o começo do ano, prometendo um mutirão para desafogar a fila de cirurgias eletivas que se acumulam em todas as regiões. O problema é que isso ficou só na promessa e a fila segue aumentando. A situação preocupa porque problemas que, em tese, seriam eletivos, acabam se tornando casos de urgência e emergência. E com esse cenário se agravando as reclamações começam a pipocar por todos os lados e a estourar inclusive nas secretarias municipais de saúde, que não tem o que fazer nem como resolver.  Essa é gestão do Estado, é a Secretaria de Estado que precisa dar um jeito, mas não resolve. A julgar pelo processo eleitoral em andamento, esse impasse só vai ser resolvido mesmo no ano que vem e nesse empurra-empurra quem sofre mesmo é o cidadão.

Maior doador

Empresário Ricardo Brandão figura na lista dos maiores doadores até o momento para as campanhas eleitorais no Brasil. Segundo dados divulgados ontem, ele teria repassado R$ 1 milhão para a campanha do governador Carlos Moisés.

Na corrida

Jessé Lopes oficializou na noite de ontem a sua candidatura à reeleição. Está empolgado e acredita que seu alinhamento ao presidente Bolsonaro e sua postura coesa com o que se propôs lá em 2018 vão lhe garantir uma votação expressiva.

Bela iniciativa

Muito bacana a ideia da secretária de educação de Içara de deixar a cargo de cada escola que vai atuar no Desfile Cívico de Sete de Setembro o resgate de parte da história dos 200 anos da nossa independência. É uma grande data e precisa ser respeitada a altura para que possamos, aos poucos, nos tornamos de fato uma nação.

Ampliado

A partir desta quinta-feira os bairros Verdinho, São Roque, Linha Anta, Renascer, Vila Rica, Mina União e Nova Esperança passam a contar com o atendimento remoto do TeleSaúde. A decisão de ampliar os serviços foi tomada em função dos bons resultados do atendimento remoto, que está disponível desde maio para os moradores do bairro Santo Antônio.

A polarização atrapalha

Candidato a uma vaga na Câmara dos Deputados na eleição do ano que vem, o empresário Fábio Brezola admitiu que a polarização acaba atrapalhando a eleição. “Porque você deixa de discutir o que de fato importa. Fica sempre aquela coisa do ódio, mas se há um sinal positivo é que isso está acabando e que, pelo menos, se restringe ao debate da presidência da república”, avalia.

Os últimos

A Prefeitura de Criciúma aceita propostas de compra de terrenos no Loteamento Industrial do Verdinho (LIV) até a próxima segunda-feira (29). Ainda estão disponíveis quatro terrenos do loteamento. A entrega da documentação e lances deve ser feita no Setor de Licitações da Prefeitura, até as 14h, quando serão abertos os envelopes com as propostas.

Mulheres

Quase mil mulheres participaram do evento de entrega de kits aos Serviços de Fortalecimento de Vínculos de Mulheres, os conhecidos Clubes de Mães de Içara. O encontro ocorreu no Rhóis Centro de Eventos em Segunda Linha com a participação de representantes de todos os 46 clubes do município. Os kits contêm itens que irão permitir às mães fazerem customização de sandálias, como linhas de tricô, pedras e, entre outros, os próprios pares de havaianas.