Presidente da Fundai, Ibanez Aníbal Zanette, falou na Câmara Municipal

Içara

A implantação de digitalização e sistemas online em vários serviços da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai) proporcionou mais agilidade nos processos. Os licenciamentos e as denúncias já podem ser feitos de forma digital, e até o final deste ano todos os procedimentos serão online.

“No início da gestão encontramos a Fundai com muito papel, processos com muitos volumes. E a pedido dos próprios técnicos entendemos que alguns processos poderiam ser feitos de forma online, assim agilizamos os trabalhos. E estamos buscando ser 100% digital”, comentou o presidente da Fundai Ibanez Aníbal Zanette.

A Fundação do Meio Ambiente utilizou o espaço do horário político da sessão de segunda-feira (21), para apresentar suas ações aos parlamentares. Dentre as atividades Zanette ressaltou a implantação do IPTU Verde; ampliação do centro de castração; ação Fundai nos bairros com o Buscão, onde já foram realizadas mais de 700 castrações em 2022.

“Muitas cidades nos procuram para conhecer sobre o projeto Buscão, que assegura mais saúde aos animais”, disse Zanette. O presidente da Fundai acrescentou outras ações da pasta, como a doação de mudas de árvores nativas; criação do prêmio Içara Sustentável, visando promover as boas práticas ambientais; projeto recicla escola; ampliação da coleta seletiva nos bairros e o reciclou levou, instalação de um ecoponto de lixo eletrônico ao lado prefeitura municipal; finalização do Parque Municipal Walmor Paulo de Luca, no bairro Segunda Linha. O paisagismo municipal também teve um crescimento, com as Parcerias Público-Privadas (PPP), com adoções de rótulas e logradouros, entre algumas outras áreas que a Fundai também começa a fazer o paisagismo.

“O parque ambiental nesse ano de 2022 já foi licitado e a empresa já ganhou para fazer a construção de três quadras poliesportivas de areia, com isso à população pode utilizar mais esse espaço”, informou Zanette.

Segundo Ibanez Aníbal Zanette está sendo realizada a reforma no centro de castração para ser transformado em um centro de bem-estar animal. “Em 2023 vamos estar com o centro de bem-estar pronto e mais uma vez se tornando referência na causa animal em Santa Catarina”.