Entidade foi criada na antiga Casa da Cultura Pe. Bernardo Junkes, em 2007, por um grupo de escritores que almejavam incentivar e divulgar as produções literárias do município

Içara

A Academia Içarense de Letras e Artes comemorou o seu quinquagésimo aniversário de fundação no dia 5 de outubro deste ano, mas a comemoração ocorreu no dia 9 de novembro, dentro do Festival Literário de Içara.

A AILA foi criada na antiga Casa da Cultura Pe. Bernardo Junkes, em 2007, por um grupo de escritores que almejavam incentivar e divulgar as produções literárias do município de Içara. Por muitos anos funcionou na Casa da Cultura, até que esta foi desativada, passando a ocupar espaços cedidos pela iniciativa privada. Hoje tem sua sede junto à Escola de Italiano da Acivi, na Avenida Procópio Lima, 832.

Neste período de 15 anos, a AILA editou três antologias de obras literárias Içarenses. A último contou com a participação de 24 escritores. Mantém saraus literários bimestrais e já ofereceu muitas oficinas literárias a crianças e jovens, sendo que a última ocorreu em agosto de 2022 na Galeria Caio Borges, através do Projeto Arte e Educação Integradas, finalizada no 2º Festival Literário com a exposição das obras produzidas durante as oficinas. Na exposição das oficinas de artes e literatura da Galeria Caio Borges. O expositor foi construído em formato de árvore, a partir de madeiras recicladas, fornecidas pela madeireira Imail (foto).

A AILA, hoje presidida por Marcionei Fernandes (na foto, conduzindo a cerimônia de aniversário), nestes 15 anos, congregou mais de 30 escritores ocupantes de suas cadeiras. Contudo, hoje está em reforma tanto das cadeiras pelo falecimento de muitos escritores, quanto do seu site www.aila.com.br, com o apoio do Fundo Social do Sicred, que desatualizou durante o quinquênio.

A Academia Içarense de Letras e Artes está madura e estruturada para apoiar e difundir todos os tipos de artes produzidas em Içara, seja literária ou plástica. Estando com as portas abertas para todos os interessados, que podem encontrá-la no site ou nas redes sociais.