Hora de definir

Domingo é dia de definir o futuro do Estado e do Brasil. Em Santa Catarina o segundo turno está praticamente encaminhado. Trata-se de um estado predominantemente bolsonarista. É esse fator que deve assegurar à Jorginho Mello uma vitória com vantagem relativamente tranquila. Já o cenário federal é diferente. Vamos ter um processo altamente equilibrado. Será, sem dúvidas, a diferença mais apertada da história das eleições desde a redemocratização. O jogo está aberto, pode dar qualquer um. A leitura é de que Lula leva uma certa vantagem, mas na reta final, dependendo do percentual de abstenções e de outras variáveis, Bolsonaro pode chegar e levar mais um mandato. Indendente do resultado, espero apenas que o processo termine no domingo, que o derrotado entenda o recado e que não venha com mimimi de fraude em urna, de perseguição, de censura. Não acredito na história das supostas inserções que não foram para o ar, não acredito em problemas nas urnas. Parafraseando o próprio Bolsonaro, os votos que estiverem nas urnas devem ser respeitados independente de quem ganhe.

Caminhada e Carreata

Um grupo pró Bolsonaro prepara uma manifestação para este sábado em Criciúma. Concentração vai ser na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações. Dali o grupo vai seguir até a praça Nereu Ramos. Ação envolve grupo de cristãos que vão marchar em defesa de preceitos defendidos pelo grupo e que se identificam com o atual presidente. Outra ação pró Bolsonaro prevista para este sábado será uma carreata. Essa segunda ação inicia em Içara, na praça ao lado da prefeitura. Um dos organizadores é Marcos Viscardi. “Já temos a presença de pelo menos mil carros confirmados para esse ato. Também teremos motos, jipes, tratores e até cavaleiros. “Será uma mega carreata de apoio ao nosso presidente Bolsonaro”, confirma.

Repercute

Ainda é discutida nos bastidores, a aprovação do projeto encaminhado pelo executivo de Içara criando a gratificação para cargos na estrutura de governo. Vereadores de oposição, que foram contrários a matéria, afirmam que há inconstitucionalidade no processo. Não se descarta inclusive ações na justiça para evitar que a matéria seja colocada em prática.

Pré-evento

A resposta positiva da população para o ressurgimento da Quermesse pode transformar a festa em uma espécie de aquecimento para a Festa das Etnias. Os detalhes devem ser avaliado após a conclusão do evento, que ocorre neste sábado. O que há de concreto é que a Festa das Etnias, no formato tradicional, volta em 2023 no Pavilhão José Ijair Conti.

Reforço

Polícias Civil e Militar de Santa Catarina vão reforçar o policiamento para este fim de semana. Ordem é garantir a tranquilidade durante a após a votação deste segundo turno. Forças de segurança temem eventuais protestos após o resultado das urnas e a ordem é manter a segurança de todos os lados. Em Santa Catarina, só a PM mobilizou 5 mil homens para evitar problemas.

Rejeitado

Tribunal de Justiça de Santa Catarina rejeitou o pedido feito pelo Ministério Público de Santa Catarina que pedia a prisão da ex-secretária de infraestrutura de Criciúma Kátia Smieleviski. O pedido já havia sido negado em primeira instância e agora o TJ também se manifestou contrário ao recurso apresentado pelo MP. A promotoria pública alega que Kátia estaria atrapalhando a continuidade das investigações da operação Blackout.