Votação do PE ocorreu na noite de ontem e semana começará com greve dos servidores da Prefeitura de Criciúma

Criciúma

O Projeto do Executivo 51/2023, que determina o índice de reajuste para os servidores públicos do município de Criciúma, da Administração Direta e Indireta e dá outras providências, foi rejeitado por unanimidade. A votação do PE ocorreu na noite de ontem (22).

A casa parlamentar estava cheia de membros do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma (Siserp) e servidores, que comemoraram o resultado. O sindicato chegou a mobilizar um caminhão de som do tipo trio eletrico para intimidar os vereadores.

“Tem que ser reportado aqui que os trabalhadores sequer estão pedindo o ganho real, exige-se apenas a inflação das perdas acumuladas”, justificou seu voto o vereador Zairo Casagrande.

Seu colega Marcio Daros disseu que “pelas condições, como foi conduzido todo esse trabalho, conseguimos realmente estar voltando a discutir esse projeto. Parabéns a todos que estiveram nessa batalha”.

“A negociação precisa ser retomada imediatamente, porque já começou atrasada”, disse a vereadora Giovana Mondardo, do PCdoB.

O vereador Miri Dagostin, na tribuna, disse que “a nossa cidade só vai para frente quando valorizar o servidor”.

Já o vereador Paulo Ferrarezi pediu desculpa ao sindicato e aos profissionais. “Notei 95% com vocês e me arrependo daqueles 5% que votei contra vocês. Quando temos valorização, temos um bom resultado. O que me indigna é que quando o pai e a mãe vão na escola, exigem um bom professor, mas quando o prefeito grava um vídeo chamando-os (professor) de vadios, nenhum pai defende o professor”.

Sobre o Projeto de Lei do Executivo

O PE 51/2023 que foi rejeitado trata da porcentagem de reajuste nos salários e também da carreira dos professores. O município oferta um reajuste de 4,36%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), contra 14,61% de solicitado pelo Siserp, que seria o reajuste de 4,36% e mais 10,25% em relação a anos anteriores. Já sobre a carreira dos professores, o município modifica o percentual de diferença de salários que hoje é de 20% entre professores formado no Ensino Médio e professores com faculdade para 5%.

Servidores parados

Os servidores da Prefeitura de Criciúma iniciaram a semana em greve. Esta é a promessa que tem sido feita pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma (Siserp). A paralisação foi aprovada em assembleia dos trabalhadores na terça-feira passada (16).

A greve tem como plano de fundo a negociação do reajuste salarial dos servidores. Representando os trabalhadores, o Siserp não aceita a proposta do município encaminhada para apreciação da Câmara de Vereadores e rejeitada na noite de ontem.