Atraso

Crianças pobres aprenderam quase a metade do que seria esperado durante o ensino remoto na pandemia de covid-19. É o que aponta um estudo coordenado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já as crianças com perfil socioeconômico mais alto aprenderam em média 75% do esperado. A pesquisa observou 671 crianças de 5 a 6 anos de idade, matriculadas em 21 escolas privadas e também conveniadas com a rede pública na cidade do Rio de Janeiro. Foi medido o aprendizado delas em uma comparação com os anos letivos de 2019 e 2020. Os pais também responderam a questionários. Esse dado não chega a assustar. Os profissionais de Educação já tinham esta leitura e já sentem desde o ano passado, na pele, estas dificuldades. Justamente por isso Içara, Criciúma e outras cidades tem desenvolvido ações para gradativamente amenizar os problemas. O que também já se sabe é que recuperar esse tempo perdido vai levar pelo menos meia década.

Em campanha

Candidato a deputado federal pelo PP, Valmir Comin cumpriu agenda em Içara. Esteve acompanhado do vereador Davi Nazário, do empresário Cláudio Blissari e do ex-prefeito Heitor Valvassori.

Devidamente inaugurada

Nova sede da Secretaria de Educação de Criciúma foi devidamente inaugurada. Espaço já vinha sendo ocupado, mas o ato ainda não havia sido realizado. A estrutura já foi no passado o antigo MInistério Público do Trabalho e chegou a ser cogitado como nova sede para a Câmara. Inauguração marcou também a ativação da galeria dos ex-secretários do município.

Falando em sede

A presidente Roseli de Lucca ainda não desistiu de desenrolar o debate sobre uma nova sede para a Câmara de Criciúma. No entanto a pauta deve voltar à tona só depois do processo eleitoral. Roseli sabe que só fica no comando até dezembro, mas espera tirar o projeto da gaveta até lá.

Falando em gaveta

Em Içara segue guardadinho o projeto que trata da atualização do Plano diretor da cidade. Projeto deve também retornar ao debate após a eleição deste ano. É este o compromisso do Legislativo, vamos aguardar.

Pepê Collaço na Amrec

O candidato a deputado estadual Pepê Collaço (PP) cumpriu uma intensa agenda na Amrec na quinta-feira (15). Acompanhado da candidata a deputada federal Jay, do vereador de Timbé do Sul Bruno Cesário e de Fabrício Tomé, visitou empresas, a Apae e o hospital de Turvo, concedeu entrevistas e se reuniu com apoiadores de toda a região. Com certeza, voltou pra casa empolgado com a receptividade que recebeu.

“Vou chegar”

A afirmação é do ex-prefeito de Criciúma Márcio Búrigo. Encontrei com ele essa semana na Nereu Ramos. Ele está na estrada correndo o Estado e aposta que vai ser um dos 40 escolhidos pelos catarinenses para estar na Assembleia ano que vem.

Consenso

Eleição para o novo Conselho de Administração da Cooperaliança deve ser em fevereiro. A data ainda não está definida. Nos bastidores a aposta é que Reginaldo de Jesus pode acabar sendo o único candidato para a disputa. Ele fez uma gestão suprapartidária e a análise é de que o bom trabalho deve evitar adversários na disputa por mais um mandato.