O normal vai demorar

O anúncio de um provável início de vacinação na próxima semana elevou a esperança dos brasileiros, mas é um engano pensar que vamos nos livrar da pandemia em um estalo de dedos. A estrutura para acelerar a vacinação nós temos. Na região o grupo de risco pode ser vacinado em meses, mas para isso é preciso que se tenha a disposição as doses suficientes e isso vai levar um certo tempo. Afora isso é preciso entender também que a vacinação não garante imunização imediata. Leva um certo tempo para o medicamento fazer efeito. Além disso, para que se crie a tal imunização de rebanho vamos ter que vacinar pelo menos 70% da população e não apenas o grupo de risco. Resumindo, vida normal, ou mais próxima do normal só mesmo no final deste ano. Então é fundamental que a população continue tomando os cuidados, que oriente os grupos de risco a se vacinar. Essa combinação, ainda que com restrições, vai nos permitir voltar a produzir, a fazer a economia girar; algo cada vez mais importante para o país.

Os carros e suas versões

Polêmica da semana em Içara foi provocada pelas imagens de carros sucateados no pátio de máquinas do município. Informação é de que vários veículos estão destruídos por falta de cuidados e manutenção. Do outro lado, a informação repassada é de que os veículos estavam com a vida útil comprometida, que não haveria mais sentido em reparar os equipamentos e que o melhor seria encaminhar para um leilão de inservíveis.

E as vacinas

Vereador Jairo Manoel da Silveira encaminhou pedido de informações ao governo de Içara. Quer saber qual o plano do município para imunizar a população. “Já temos 15 dias de governo, tivemos também o período de transição e até agora não temos informações de como esse processo vai funcionar. Temos doentes, idosos e pessoas acamadas que precisam desse tratamento para evitar complicações”.

Vai ter Mega

A exemplo de Içara, que já havia confirmado o seu Liquida, a CDL de Criciúma confirmou que também vamos ter Mega em 2021. O presidente da CDL já havia afirmado que é um defensor da promoção e por isso a sua realização não chega a ser uma novidade. A Mega foi lançada nos anos 2000 na Gestão do presidente Henrique Vargas. Foi vista inicialmente com muita desconfiança, mas logo no primeiro ano deu muito certo. É um evento consolidado que ajuda sim a alavancar as vendas no início ano, período sempre fraco para o comércio. Cumprimentos a CDL de Criciúma pela manutenção da iniciativa.

Adiou

Com voos suspensos no aeroporto de Jaguaruna desde o início da pandemia, a Azul adiou mais uma vez a retomada das operações no Sul do Estado. Deveria retornar agora em fevereiro, logo no primeiro dia, mas vai retardar a retomada das operações para março. A culpa, segundo a empresa, é a baixa demanda. Por ora, só a Latam voa na região.

Em Breve

Cobrança de pedágio no trecho Sul da BR-101 deve iniciar em março. Pelo menos é a previsão da Via Costeira, empresa que vai explorar o trecho. O trabalho de implantação das praças de pedágio está adiantado. Em paralelo a empresa já realiza a manutenção da pista em todo o trecho.

Sem informação

A IluminaIçara, empresa que vai explorar a iluminação pública na cidade de Içara, ainda não deixou bem claro o seu plano de ação para este início de trabalho. Expectativa é que faça isso nos próximos dias, já que o contrato com a Cooperaliança para a manutenção dos serviços termina na próxima semana.

Pela vacina

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou uma nota na qual, além de se manifestar favorável à vacinação contra a Covid-19, “clama às autoridades a adoção de uma ampla campanha de vacinação”, que permitirá ao país “lograr êxito em sua cruzada” contra a pandemia. Apesar do pedido ainda há setores do governo, em especial os mais ideológicos, que tem torcido o nariz para a vacina Coronavac. Infelizmente, junto com eles, vai uma parcela da população.