Suspensão e Greve

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso suspendeu o piso salarial nacional da enfermagem e deu prazo de 60 dias para entes públicos e privados da área da saúde esclarecerem o impacto financeiro do piso salarial, os riscos para empregabilidade no setor e eventual redução na qualidade dos serviços. Sancionada há um mês pelo presidente Jair Bolsonaro, a lei institui o piso salarial nacional para enfermeiros em valor mínimo de R$ 4,750. Por conta da suspensão os trabalhadores da região não descartam a possibilidade de uma paralisação. Não seria um ato isolado e sim uma ação nacional para chamar a atenção para as necessidades da categoria.

Governador

Presidente Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o deputado Moacir Sopelsa assumiu no fim de semana o comando do Governo do Estado. Ele fica na função pelos próximos 30 dias. Durante o ato de posse, realizado em Florianópolis, Sopelsa se comprometeu a dar continuidade as ações da Gestão de Moisés, mas também adiantou que pretende apresentar projeto de impacto econômico e social em todo o Estado. Ele só não disse o que é, mas prometeu detalhar em breve.

Desfile

Municípios da região começaram a semana fazendo os últimos ajustes para o Desfile Cívico de 7 de Setembro. O ato programado para esta quarta-feira vai marcar os 200 anos da independência do Brasil. Em Criciúma e Cocal tem encenação da chegada de Dom Pedro e da imperatriz Leopoldina. Em Içara, alunos vão resgatar os fatos mais marcantes destes 200 anos. Apesar da previsão de chuva todos os desfiles estão mantidos. Em Criciúma às 16 horas, tem inauguração de um obelisco em homenagem aos 200 anos e a criação de uma cápsula do tempo que será aberta daqui há dez anos.

Quermesse

Suspensa nos últimos dois anos por conta da pandemia de Covid-19 a Festa das Etnias de Criciúma só voltará a cena mesmo em 2023. O governo de Criciúma chegou a lançar um edital para contratar uma empresa para realizar o evento este ano, mas acabou recuando a pedido das próprias etnias. “Foi pedido feito pelas etnias para que a festa fosse realizada somente em 2023”, explica o presidente da Fundação Cultural de Criciúma Zalmir Casagrande. Para substituir o evento, a FCC vai resgatar uma velha tradição. “Vamos voltar com a Quermesse no entorno da Praça Nereu Ramos. Foi desta vez que se originou a Festa das Etnias. Será um evento menor, gratuito e que será marcado pela confraternização das pessoas, muita gastronomia e apresentações culturais”, ressalta.

Feira

Zalmir Casagrande também já confirmou a edição 2022 da Tradicional Feira do Livro de Criciúma. Segundo ele, os livreiros se reúnem na cidade logo após a Quermesse. “No dia 8 de novembro começa a Feira do Livro na Praça. Evento tradicional e que movimenta a cidade”.

Dívidas

O percentual de famílias com dívidas a vencer, seja no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, ou prestação de carro e de casa atingiu 79% do total de lares no país, em agosto deste ano. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a proporção de endividados cresceu 6,1 pontos percentuais.