No dia 1º, estão previstas atrações culturais envolvendo escolas e Apae
Içara
A Prefeitura de Içara irá abrir a Semana da Pátria no dia 1º de setembro. O evento ocorrerá na Praça da Matriz São Donato, às 9h, com a presença de autoridades e apresentações artísticas. A semana irá culminar com o grande desfile de 7 de setembro, quando se comemora a independência do Brasil que, neste ano, vive o seu bicentenário. Neste desfile, cada escola participante irá contar a história de uma década destes 200 anos.
No dia 1º, na abertura da semana, irão se apresentar Coral da Apae, EMEF Tranquilo Pissetti com poemas da independência, CEI São Rafael com o número Soldadinhos, além das novas fanfarras das escolas EMEF Tranquilo Pissetti e EMEF Quintino Rizzieri. “É um momento que precisa ser vivenciado pelas famílias brasileiras. A independência é um marco histórico e cultural que não podemos deixar se perder pela necessidade de resgate e manutenção de nosso espírito cívico”, comentou a prefeita Dalvania Cardoso.
Desfile de 7 de Setembro
No dia da independência, haverá o grande desfile com a participação de 58 blocos, nos quais estão CEI’s, escolas municipais, estaduais e particulares, ONG´s, entidades de classe, setores diversos da sociedade civil organizada, além da participação dos militares. O 28º GAC irá participar com seu pelotão e a banda marcial, abrindo o desfile, seguido por Polícia e Bombeiro militares. Também irão participar o CTG Querência Praiana com cavalaria e o grupo de motociclistas Zangões Negros.
“O fato de contarmos os 200 anos da independência é algo que vai chamar a atenção dos presentes”, comentou o coordenador do desfile cívico, Edenilson Prudêncio. “É uma alegria realizar esta ação educativa, pois marca um novo tempo pós pandemia onde conseguimos envolver nossos estudantes e professores neste ato cívico tão importante”, acrescentou a secretária de educação, ciência e tecnologia Rose Reynaud.
O desfile irá ocorrer na rua Altamiro Guimarães com a concentração entre as ruas Rui Barbosa e Sete de Setembro e a dispersão na rua Procópio Lima.