Até quarta-feira, segundo a meteorologia, região terá volume muito grande de precipitação pluviométrica
Içara e Região
As defesas civis dos municípios da Região Carbonífera estão em alerta e avisam a população a ter atenção em saídas à rua, em encostas, barrancos, margens de rios e riachos e pontes até quarta-feira (4), como aponta a previsão de chuvas volumosas e intensas, que podem gerar transtornos ou ocorrências.
As defesas civis fazem desde o fim de semana monitoramento dos rios na região. O mesmo trabalho. A população pode comunicar qualquer incidente causado pelas chuvas pelo número da Defesa Civil da sua cidade: 190 é o número geral.
Outra inciativa das administrações municipais é o levantamento de materiais disponíveis, como lonas, fita zebrada; locais de abrigo; bem como deixando em regime de plantão, equipes da secretaria de obras para eventuais necessidades.
Em Içara
A Defesa Civil de Içara acompanha nas ruas desde as primeiras horas de sábado (30), o início da chuva na região. Ontem (2), o secretário da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Içara, Vitor Cardoso Dutra e a prefeita Dalvania Cardoso estiveram visitando pontos do município, como os rios dos bairros Vila Nova e Rio dos Anjos e comunidades onde é comum haver alagamentos.
Até o momento, a evasão da água frequente e volumosa está fluindo bem, mas os serviços de fiscalização continuam principalmente pelo alerta estadual de que pode superar 200 mm de chuva entre a grande Florianópolis e o litoral sul até quarta-feira, dia 4.
“O trabalho de limpeza que foi feito no Rio dos Porcos, semelhante a outros locais, está sendo fundamental para favorecer a vazão dos rios. Mesmo assim, estamos em alerta, pois sabemos que vem muita chuva pelos próximos dias”, comentou a prefeita Dalvania.
O Departamento de Comunicação da Prefeitura de Içara vai atualizar diariamente a situação da chuva no município. “A vazão ainda está muito boa em vários pontos. No Rio dos Porcos, havia pontos que ontem não eram visíveis e hoje, mesmo com a chuva contínua, conseguimos ver o que mostra que a água não está tendo represamento”, completou Dutra.
Ciclone extratropical chegando
A precipitação pluviométrica no Litoral Sul de SC pode ultrapassar os 100mm. Haverá rajadas de vento que devem passar do 70/90 km/h no Litoral Sul, podendo ultrapassar esses valores em alguns momentos. Isto porque há um ciclone extratropical chegando ao litoral nesta terça-feira (3).
Em caso de alagamentos e tempestades, a Defesa Civil indica os principais cuidados:
- Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados.
- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas.
- Cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
- Busque um local abrigado longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados em caso de tempestade.
- Em local abrigado, fiquei longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro em caso de tempestade.
- Na praia, jamais fique na água.