Você sabia que ovo tem ponto?

Chef PV Show dá dicas sobre como cozinha ovos e também ensina a famosa receita do ovo poche

Você vai a feira para comprar ovos. Então lá vai a primeira dica. Escolha sempre os que tem data de fabricação mais próxima ao dia que você está comprando. Outra coisa importante é a quantidade. Não estoque ovos. Compre o suficiente para o seu consumo durante, no máximo, 5 dias. Consumir ovos frescos te ajuda a aumentar a massa muscular, prevenir doenças como câncer e diminuir o colesterol. Isso tudo sem falar de sabor. Ovos frescos são muito mais saboros.

Pois bem, compramos os ovos e vamos cozinhar. Existe ovo mal passado, ovo ao ponto, ao ponto para bem, bem passado e puro enxofre. Coloque água para ferver em uma panela. Quando levantar fervura, adicione 4 ovos. Com cinco minutos, retire o primeiro, o segundo com 8, o terceiro com 12 e o quarto com 20. O primeiro estará ao ponto, o segundo ao ponto, o terceiro ao ponto para bem e o quarto bem passado.

Mas vamos falar de receitas. O ovo pode ser cozido com casca, mas também sem ela. Essa técnica recebe o nome de ovo poche.

Como fazer ovo poche?

Ingredientes: sal, vinagre, ovos.

Modo de preparo: Esquente a água até uma temperatura próxima à de fervura, mas sem borbulhar demais. Acrescente vinagre branco, que ajuda a clara do ovo a se espalhar menos e sal. Quebre o ovo em uma tigela pequena, tomando cuidado para não furar a gema e verifique se ele está fresco. Com um fuê, faça movimentos circulares na água até que forme um redemoinho. Adiciona o ovo, desligue o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar por sete minutos. Depois é só tirar e usar a criatividade. Dá para colocar em cima de torradas, ou temperar com páprica e especiarias. O ovo fica leve e uma delícia. Se quiser, pode salgar também no final do processo.

Se você tem uma receita a base de ovos e quer mostrá-la pra gente, escreva para o pvdalpont@gmail.com e nos conte a respeito dessa receita.

Os ovos beneditinos é um tradicional prato da culinária muito consumido nos EUA. Ele consiste em ovos escalfados, presunto e molho holandês, montados em uma fatia de pão.