Destinação correta de lixo é um dos objetivos do projeto da Fundai

Içara

A equipe da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Içara (Fundai) recebeu nesta semana no Paço Municipal Ângelo Lodetti o Ecoponto da empresa Librelato. A caixa serve para destinação do lixo eletrônico, em um compromisso ambiental e social de uma das maiores empresas da região instalada em Içara.

Após a conclusão da obra da Praça São Donato, a Fundai irá realocar a caixa para o Centro da cidade. “Além da caixa, a própria sede da Fundai também é local para descarte de lixo eletrônico e resíduos eletrônicos recicláveis. Na Fundai recebemos resíduos perigosos que não podem ser colocados no Ecoponto como baterias de dispositivos eletrônicos, pilhas e lâmpadas. O contribuinte que tiver esses materiais em casa podem destinar de forma correta, o meio ambiente agradece”, disse o superintendente da Fundai Ibanez Aníbal Zanette.

O que pode ser colocado no Ecoponto:

  • Eletrodomésticos: torradeiras, batedeiras, ventiladores, aspiradores de pó, secadores de cabelo, rádios, micro-ondas, aquecedores portáteis;
  • Ferramentas domésticas: furadeiras, parafusadeiras, ferramentas elétricas;
  • Computadores e acessórios: notebooks, impressoras, monitores, teclados, mouse, celulares, tablets, câmeras, fotográficas e digitais.
  • O que NÃO pode ser colocado no Ecoponto:
  • Eletrodomésticos de grande porte: geladeiras, freezers, ar-condicionado, grandes TV’s;
  • Equipamentos que contenham resíduos perigosos: baterias (carro, caminhão e portáteis), pilhas (recarregáveis e diversas), lâmpadas (incandescente, halógenas, fluorescentes, LED, etc) e cartuchos e tonners.