Volume da última semana serviu para compensar estiagem, mas excesso de água pode prejudicar plantações
Içara
As fortes chuvas que atingiram a região Sul Catarinense na última semana provocaram impactos em várias estruturas públicas e também particulares. Enquanto as equipes da Defesa Civil e da Prefeitura de Içara seguem a distribuição de telhas às famílias que tiveram as casas danificadas pelo temporal, os agricultores comemoram o fim da estiagem, que já afetava severamente as plantações e até mesmo o fornecimento de água aos animais. Porém, se o volume dos últimos dias é considerado bom para a agricultura, a previsão de mais chuva para esta semana começa a preocupar, já que a água em excesso também pode ser prejudicial.
Os níveis de alguns rios já subiram em algumas comunidades do interior do município. “Até a última sexta-feira, a chuva compensou os problemas da estiagem, mas agora já começamos a nos preocupar. Algumas lavouras de arroz já estão sendo impactadas, além das verduras, que já haviam sofrido com a falta de chuva, quando os agricultores molhavam, mas o calor impedia o crescimento”, analisa o presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar e da Pesca de Içara (Coopafi), Fabiano Bortolatto. “Se continuar a chover nesta semana, vamos enfrentar perdas na produção devido ao excesso de umidade”, destaca.
Epagri Ciram indica mais chuva
A previsão do tempo oficial de Santa Catarina, realizada pelo Epagri Ciram, indica mais chuvas ao longo desta semana, em Içara. Para hoje, o volume de precipitação pode chegar a 9 milímetros, com ventos médios de 15 km/h e rajadas de até 45 km/h. Para amanhã, as análises meteorológicas indicam a possibilidade de até 10 milímetros de chuva e os mesmos ventos de hoje. Apenas a quinta-feira deve ser de tempo ensolarado na cidade, já que na sexta, a previsão indica mais seis milímetros de precipitação.
“Chuva veio em boa hora”, avalia presidente do Sindicato Rural
Enquanto as chuvas começam a preocupar os associados à Coopafi, o volume de água dos últimos dias é motivo de alívio para outros agricultores. “As reservas de água dos açudes, que estavam praticamente acabando, foram repostas. Em termos de prejuízos, a estiagem que nos afetou antes das chuvas foi muito pior”, considera o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Içara, Jair D’Estéfani, lembrando que os temporais da última semana não provocaram grandes danos nas plantações. “Estamos na época do feijão, que está crescendo, e da soja, que também está produzindo bem”, salienta, contando que o plantio da soja está em crescimento no município. “O feijão exige uma mão de obra braçal, enquanto na soja a colheita é mecanizada. Além disso, é uma cultura com menos riscos”, comenta.
Prefeitura segue com a distribuição de telhas
Depois das chuvas da última semana, que provocaram danos em residências de Içara, as equipes da Defesa Civil continuam com a distribuição de telhas, para evitar novos problemas. Foram assistidas famílias dos bairros Barracão, Vila Nova, Ponta do Mato, Rio dos Anjos e região do Rio dos Porcos sul. Várias equipes da administração municipal estiveram envolvidas como Defesa Civil, Assistência Social, Fundai, Administração e Serviços Urbanos. “Esta resposta precisa ser dada. No final de semana, já estava chovendo novamente e nós testemunhamos os profissionais da prefeitura trabalhando rápido para ajudar as famílias”, ressalta a prefeita Dalvania Cardoso.