Mil-folhas e versões desse doce incrível

Chef PV Show ensina a receita de mil-folhas e dá dicas de combinações que podem surpreender

O Mille-feuille ou mil-folhas tem sua origem na França em 1651, quando foi criado por François Pierre de La Varenne, mas o doce só ganhou fama em 1867, quando o famoso confeiteiro Adolphe Seugnot abriu uma loja no centro de Paris e começou a vender a sobremesa.

O nome mil-folhas é uma referência ao número de folhas da massa que o compõem. Quando a massa folhada é feita da forma tradicional ela é “dobrada” diversas vezes e fica com 729 folhas que acabou sendo arredondado para 1.000. Atualmente alguns chefes, dobram a massa de forma diferente e chegam a alcançar 1048 folhas.

Essa sobremesa é tão importante para a culinária francesa, que existe um festival para ele, o Le Mois du Millefeuille.

Ingredientes: 1 pacote de massa folhada, 2 xícaras (chá) de leite, 1/3 xícara (chá) de açúcar, casca de meio limão, 200 g de morangos, 1/4 de xícara (chá) de amido de milho, 3 gemas de ovo

1 colher (chá) de essência de baunilha, 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro.

Mofo de preparo: Abra a massa em uma forma forrada com papel-manteiga. Faça alguns furinhos nela com o auxílio de um garfo, leve à geladeira por 30 minutos. Depois ao forno preaquecido a 180° C por 10 minutos. Retire a massa do forno, deixe amornar e corte em 6 retângulos médios e reserve.

Em uma panela junte o leite, o açúcar e o amido de milho. Misture bem e junte as gemas batidas. Coloque a essência de baunilha e a casca do limão e misture tudo muito bem novamente. Retire da panela e leve para esfriar com um papel-filme por cima. Monte a torta intercalando uma fatia da massa, um pouco do creme e os morangos. Quando colocar a última fatia de massa, finalize com o açúcar por cima de tudo.

E você, já comeu o mil folhas? Escreva para chefpvshow@gmail.com e nos conte a sua versão.