Criciúma e suas magias…

Em 1880, graças as mulheres guerreiras, os italianos (maioria) não voltavam para a terra onde nasceram. As mulheres cuidavam da casa e ajudavam os maridos na roça e na mineração do carvão.

Addo Caldas Faraco, foi prefeito de Criciúma três vezes. Em 1947, criou a frase ” Cresciuma, capital do carvão”. Homem forte, que viajava ao Rio de Janeiro argumentando a maravilha do ouro negro.

A vida desta heroína, Criciúma, tem um estilo benéfico, que enriquece seu povo, filhos do carvão. Vive abraçada por entre suas famosas figuras, o novo e o velho.

Prefeito Marcos Rovaris, de 1926 até 1930 implantou a estrada municipal que ligava Mãe Luzia ao centro da cidade e ligava a mesma até Jaguaruna. Muito trabalhou buscando condições de trabalho para a mágica cidade.

As belas casas antigas se transformavam em enormes prédios… Seus guerreiros lutavam e ajudavam seus amigos vizinhos, uma tarefa santa de quem não perdia a coragem…

De 1930 a 1933, Cincinato Naspoline, um prefeito de ideias futuras, uniu-se com garra ao comércio e indústria de Criciúma. Arborizou a cidade e criou a construção do Hospital São José, construiu a praça Nereu Ramos, e antes neste local existia um campo de futebol. Grande homem, e muito mais fez!

Criciúma linda e as crianças brincam nas calçadas coloridas! Os desfiles na bela praça verde e encantadora, e a beleza das flores… Exuberante suas histórias e imagens dos homens do passado. A graça, o riso, a cultura, e os sábios deixam Criciúma tão bela… Muitos saem da sombra e fazem o leitor sorrir… No riso a crítica social e política, muitas vezes…

Elias Angeloni foi o primeiro homem criador de um cartório na cidade. Construiu várias ruas no centro e sem medir esforços trabalhava nas ruas em busca da riqueza da ruas com cara de ouro negro…

Contribuição e até amor, porque nesta cidade tudo era permitido! Criciúma antiga e nova com cara bonita e formosa!

Num passado triste e rebelde o regime militar levou alguns jovens sem avisar, uns voltaram e outros nunca mais… Missão que se prolongou e abraçou Criciúma na redemocratização, uma nova realidade… Bela e formosa Ada Faraco De Luca, ainda pequena viu carregando seu pai tão bom e jovem, época triste de lembrar… Política imunda e dominada por homens rebeldes e sem amor… Mais tarde consegue voltar pra casa, e renasce a alegria… Ada, você constrói e fascina, continue lutando por nosso povo e Criciúma ainda lhe pertence!

Criciúma, minha gente precisa ainda não esquecer os seus redentores! Nunca feche a porta para eles e nem negue a obediência e deixe a homenagem partir.

Nesta linda cidade tem a beleza da flor e o perfume das moças bonitas desfilando nas ruas… Ilustre cidade, que dia após dia se encarrega esperançosa de resolver todas as suas dores… E assim, nós vizinhos sentimos na alma a sua nobreza…

A mágica cidade do querer, da luta e da beleza! No verão leva seu povo até as praias vizinhas: Rincão, Esplanada, Barra Velha, e outras. As mulheres bonitas trocam as roupas e seminuas permitem ser olhadas, desejadas, amadas… Os homens Criciumenses sempre deixam mulheres e crianças em suas férias lá perambular, descansar, tomar banho de mar… Criciúma, igual a você não existe outra tão assanhada e feliz, nas festas e nas madrugadas… Criciúma, és escolha e sorte, fantasia e imaginação…Viver aqui é sorte!!!

Assim disse Clésio Salvaro, Prefeito Municipal anos atrás: _ Imigrantes italianos fundaram a cidade que nos deu o berço, cidade que eu amo de paixão!

“Além da cortina o lar, além da janela o sonho”