Mas, ontem, Criciúma registrou mais uma morte que entrará nos registros estaduais hoje
Da Redação
A informação da Vigilância Epidemiológica de Criciúma ontem (9) de mais um óbito no município de uma paciente com Covid-19 acabou por diminuir a comemoração do Estado de Santa Catarina de passar 24 horas sem notificação de mortes pela doença no estado. A vítima foi uma mulher de 75 anos. Há agora registrados em Criciúma 659 óbitos por Covid-19.
De qualquer forma, é algo a ser comemorado o fato de haver desacelerado bastante o número de óbitos no estado. Segundo os dados apresentados ontem pelo os casos graves que resultaram em óbitos por Covid-19 sofreram forte desaceleração nesta semana, passando 24 horas sem registros de mortes pela doença. Desde o dia 13 de maio de 2020, há cerca de um ano e meio, que isso não acontecia, ou seja a atualização do Boletim sem mudança no número de óbitos.
O dado, segundo o Governo do Estado, demonstra o sucesso obtido pelo avanço da vacinação em Santa Catarina, que aponta que mais de 63% da população total está completamente imunizada com duas doses ou a dose única. “Nós lutamos muito por isso. Essa é uma notícia muito importante para nós e comemoramos com os catarinenses esse momento. Queremos voltar à normalidade com o avanço da vacinação”, ressaltou o governador Carlos Moisés, de Glasgow, na Escócia, onde participa da COP-26.
O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, aponta que, aos poucos, com a ajuda de todos, o cenário está melhorando. “Fortalecemos nossa estrutura hospitalar, aumentamos nossos leitos, regionalizamos o acesso e vacinamos. Juntos, o Estado e os municípios, somos responsáveis pelo melhor enfrentamento da pandemia no Brasil, e esta desaceleração é a prova disso”, destacou Motta Ribeiro.
Para o superintendente da Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, a informação deve ser vista com cautela. “Novos registros são feitos a cada momento no sistema oficial e poderão ser computados posteriormente. Mesmo assim, trata-se de um dado positivo, que aponta que estamos no caminho certo rumo ao controle da pandemia”, complementou
Em relação à média móvel de mortes por Covid-19, de acordo com a Vigilância, observa-se também que houve uma redução de 56% na média móvel dos últimos 7 dias. De 2 a 8 de novembro, foram registrados 37 óbitos por covid-19 em Santa Catarina, representando uma média móvel de 5,3 óbitos por dia. Já no período anterior, de 26 de outubro a 1º de novembro, foram registrados 84 óbitos, com uma média móvel de 12 óbitos por dia. Esse dado evidencia que há uma diminuição no perfil de gravidade da pandemia.
Em todo o estado, nas últimas 24 horas, registrou-se 792 novos casos, totalizando 1.221.916. Quanto aos óbitos, são 19.736 vidas perdidas pela Covid-19, desde o início da pandemia.