Mercado
Crédito de confiança
Depois de uma semana em que ficou bem claro que o crédito de R$ 5 milhões no orçamento do governo do Estado não vem mais para investir no Centro de Inovação Tecnológica de Criciúma e Região, restou um crédito de confiança no governo do Comandante Moisés. “Vocês foram enrolados durante cinco anos”, declarou forte o Secretário-Adjunto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Amandio João da Silva Júnior, aos presidentes de associações empresariais da Amrec e Amesc reunidos na última segunda-feira, em Içara, durante a reunião Plenária da Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina), referindo-se a governos anteriores, que prometeram este recurso e não enviaram. Amandio Júnior defende a tese que este R$ 5 milhões que viriam para o Sul do Estado sejam revertidos para outras regiões “onde os centros de inovação estão em fase de acabamento”. O crédito de confiança fica por conta da promessa de Amandio Junior, neste mesmo encontro, que “o governo já está procurando outros caminhos e em menos de um ano teremos um Centro de Inovação aqui”.
Fique atento
Quem tem vontade de trabalhar na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, em Florianópolis, deve ficar atento. Pelas mudanças ocorridas nesta Secretaria, novas contratações, mesmo para cargo comissionados, serão feitas mediante análise de currículos. “Acabou o apadrinhamento e indicações políticas”, afirmaram os técnicos da Secretaria na Plenária da Facisc, em Içara.
Primeira vez
Pela primeira vez a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável está trabalhando com Planejamento Estratégico, elaborado por um Comitê Gestor especialmente formado. A Secretaria está, também, adotando o Modelo de Excelência de Gestão, bem conhecido no setor empresarial da iniciativa privada. Foi o que mostraram os técnicos da Secretaria, em palestra na última Plenária da Facisc, em Içara.
EXPRESSAS
- NADA contra um governo técnico e pragmático. Na opinião, entretanto, da meia dúzia de leitores dessa coluna, não se pode alijar deputados eleitos das decisões de governo.
- PRIMEIRO Fórum de Turismo será realizado em Forquilhinha, dia 29 de abril, às 19h30min, no Auditório do Oma Zita Hotel, com o tema “Desenvolvimento Econômico – Novas Formas de empreender”.
- NATAL em Porto Alegre já está sendo programado pela Associação Empresarial e Sindilojas da capital gaúcha. Serão dois espetáculos abertos ao público, dias 14 e 15 e 24 e 25 de dezembro. A plataforma do espetáculo será sobre as águas do Guaíba e seguirá os moldes dos espetáculos do Natal em Gramado.
- CAMINHO do Peabiru é a nova atração turística para quem gosta de História e caminhadas. Trata-se de uma trilha muito antiga, aberta pelos indígenas, ligando São Paulo ao Peru, com ramificações que chegam até Palhoça e Florianópolis. Historiadores e estudiosos do assunto garantem que ela liga a Baixada do Maciambu, em Palhoça, ao Peru, em mais de 3 mil quilômetros
66%
Consideram o governo do presidente Jair Bolsonaro com variações do ótimo/bom (35%) e regular (31%). Os que estão achando ruim/péssimo somam 27% e quem não sabe ou não quis responder, 7%. A pesquisa foi divulgada esta semana pelo Ibope.
“Eram feudos políticos. Este governo é técnico”. Secretário-Adjunto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Amandio João da Silva Júnior
Joice Quadros
Bacharel em Jornalismo (UFRGS). Pós-graduada em Educação e Gestão Ambiental. Pós-graduanda em Direito Público. Especialista em Endomarketing e Comunicação Empresarial. Pesquisadora. Autora de livros de pesquisa histórica e biografias.