Edição de 2019 envolverá sete municípios e inicia suas inscrições nesta quarta-feira
A sexta edição do Prêmio ACIC de Matemática abre as inscrições nesta quarta-feira, com mais dois municípios envolvidos, Maracajá e Balneário Rincão, além dos participantes do ano passado Criciúma, Nova Veneza, Içara, Siderópolis e Cocal do Sul.
Podem participar da premiação os estudantes do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental das escolas municipais, estaduais e privadas das cidades envolvidas no projeto. A expectativa é ultrapassar o número de 16 mil estudantes e 115 escolas.
“Iniciamos mais uma edição do Prêmio ACIC de Matemática comprometidos com o nosso objetivo de contribuir com a formação humana, especialmente, neste projeto voltado às crianças e adolescentes, acreditando e apostando que ações como esta farão a diferença no futuro da região. A cada ano despertamos o interesse de novas cidades e ampliamos a abrangência do nosso propósito”, ressalta o presidente da ACIC, Moacir Dagostin.
O aperfeiçoamento no sistema de inscrição e correção de provas também é um dos destaques desta edição do prêmio. “Para facilitar as inscrições a associação empresarial melhorou o atual sistema, possibilitando a importação de dados dos alunos, e fez investimento em um software de correção das provas, até então feito por meio de uma instituição parceria”, coloca a coordenadora de projetos educacionais da Acic, Rose Reynaud.
Inscrições para o prêmio
As inscrições para o prêmio seguem até 17 de maio e podem ser realizadas somente pelas escolas por meio do site www.acicri.com.br/pam, onde também estão os regulamentos do concurso. A aplicação das provas da primeira e segunda etapa ocorrerá, respectivamente, em 15 de agosto e 20 de setembro. Os eventos de premiação serão realizados no dia 31 de outubro na Acic.
O projeto conta com a importante parceria da Gerência Regional de Educação (GERED) e das secretarias municipais de educação das cidades envolvidas no projeto e gestores das escolas privadas de Criciúma.
Raciocínio lógico
O Prêmio ACIC de Matemática foi criado pela Associação Empresarial de Criciúma em 2014 com o intuito de estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico dos estudantes, principal motivador da capacidade de inovação. Além disso, desenvolver nos alunos o gosto pelo estudo da Matemática, identificar e acompanhar a evolução do desempenho na aprendizagem da disciplina nos estudantes na fase de formação básica e contribuir para melhorar o índice de desempenho da Educação Básica (IDEB) das escolas públicas.