Informação foi passada pelo representante do prefeito presente na audiência pública sobre o assunto
Rincão e Araranguá
Maureci Rodrigues, superintende da Fundação Ambiental de Araranguá (Fama), representante do prefeito César Cesa na audiência pública sobre o território Barra Velha, disse que Araranguá não quer a desanexação. “O recado que o prefeito mandou é de que não passaremos o nosso domínio para Balneário Rincão. Eu afirmo com toda certeza que a parte que pertence ao nosso município até o final deste mandato estará melhor do que o trecho de Rincão. Nos comprometemos com vocês”, salientou.
O desfecho desagradou os moradores da Barra Velha presentes na audiência pública. O vice-presidente da Associação de Moradores da Barra Velha, Adilton Gomes, ressaltou os problemas gerados pela falta de atendimento por parte de Araranguá. “Isso é algo que se arrasta. Até uma parte da Barra Velha temos asfalto, limpeza pública e quando chegamos no território de Araranguá nos sentimentos abandonados pela prefeitura”, disse.
Jairo quer resolver o problema
O prefeito Jairo Custódio reforçou o contato com o atual gestor de Araranguá. “Ele nos pediu até o segundo semestre, vamos aguardar mais alguns dias e iremos propor uma conversa para debater a atual situação dessa comunidade para que possamos chegar a um denominador comum”.
Responsabilidade de Araranguá
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Araranguá, Diego Pires, pontuou que o município deve fazer a sua parte e tirou um encaminhamento por parte do Legislativo. “O prefeito pediu até o segundo semestre para dar uma resposta sobre a situação da comunidade, vamos acompanhar esse diálogo e continuaremos cobrando com firmeza um atendimento específico. Se com o passar desse semestre a situação não for resolvida, iremos para outras esferas para dar a atenção que a Barra Velha necessita”, defendeu.
A audiência pública contou com a participação de vereadores de Araranguá e Balneário Rincão, do prefeito do Rincão e do vice Luiz Gustavo Laurindo. O anfitrião, o prefeito César Cesa, não participou do encontro. Da parte rinconense, todos aceitam a anexação, o que casa com a solicitação da comunidade.
A luta por uma melhor qualidade de vida se estende há mais de 20 anos por parte dos moradores de Barra Velha. A comunidade está localizada no limite entre os municípios e reclama de ruas emburacadas, poeira e falta de incentivos e investimentos públicos.
O presidente da Câmara de Balneário Rincão, Ademar Darolt, frisou a importância da desanexação da localidade. “É um assunto antigo. Eu moro há muito tempo aqui e sempre existe esse debate. Sabemos que se houver essa divisão nós vamos estar em boas mãos e seremos bem atendidos”, falou.