Pesquisa foi realizada pela Secretaria de Saúde, que aplicou 2,53 mil testes na semana passada para obter a estimativa

Criciúma

Uma pesquisa epidemiológica, comandada pela Secretária de Saúde de Criciúma e realizada durante a semana passada, no Terminal Central, apontou que 25,53% da população do município já teve contato com o vírus da Covid-19. O levantamento foi obtido após a aplicação de 2,53 mil testes rápidos.

“Graças à ação, conseguimos uma estimativa de quantas pessoas já tiveram o vírus aqui no município. Se considerarmos uma diminuição na quantidade de anticorpos ao longo dos meses nos pacientes testados, apesar da memória imunológica, essa porcentagem pode ser ainda maior”, explicou a bioquímica e coordenadora do Laboratório Municipal de Criciúma, Andréa Goulart de Oliveira.

A pesquisa envolveu moradores de diversos bairros e idades. “Realizamos a iniciativa no Terminal Central por se tratar de um local que todos têm acesso e por reunir também vários públicos e localidades. Agora, vamos utilizar esses dados obtidos para auxiliar no nosso trabalho de enfrentamento à Covid-19”, comentou o Secretário Municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Apesar de o levantamento não ter por finalidade o diagnóstico, o laboratório está disponibilizando os resultados para os interessados. Para isso, é preciso ir até o espaço, localizado na rua João Pessoa, 187 (UBS Central) em horário comercial, e solicitar o laudo do exame.

De 29 moradores de rua, três tinham Covid-19

Com o apoio da Secretaria de Saúde, a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Criciúma aplicou testes rápidos na Casa de Passagem para saber se as pessoas em situação de rua têm ou já tiveram contato com o vírus da Covid-19. Foram 29 testes realizados, sendo três positivados, com dois deles encaminhados para internação no Hospital de Retaguarda do Rio Maina. Além das testagens rápidas na Casa de Passagem, a equipe da saúde também encaminhou algumas pessoas para atendimento de saúde.