Enfermeiro que não aplicou dose receberá processo administrativo

34

Situação do aluno da UFSC será levada às autoridades superiores da instituição

Araranguá

A direção-geral do Campus da UFSC de Araranguá avaliou ontem (25) o caso do enfermeiro e aluno da universidade que não aplicou a dose da vacina contra a Covid-19 em uma idosa na segunda-feira (25). Caso que acabou sendo viralizado porque o caso foi registrado em vídeo por um familiar da idosa.

No vídeo, o enfermeiro e estudante de Medicina Jean Patrício inseriu a agulha, mas não pressionou a seringa, não aplicando a dose. A situação ganhou grande repercussão, e o profissional afirma estar muito abalado (leia abaixo após a nota da direção).

Nota do Campus UFSC Araranguá

A direção emitiu nota, onde diz que irá tomar as medidas cabíveis com relação ao fato: “… como preconiza a lei, comunicar autoridades superiores da UFSC sobre as evidências até então demonstradas que poderá desencadear processo administrativo, onde haverá oportunidade de ampla defesa e ao contraditório do acusado. Esperamos sim, que este infortúnio, ao longo de um processo investigatório se revele em um lapso de procedimento, uma imperícia, o que não retira a gravidade do caso, mas que não escale para outras deduções de caráter incriminatório. Ao final colocamos que a Universidade Federal de Santa Catarina estará atenta as evoluções dos fatos e sempre irá interceder para a tranquilidade e segurança de suas ações em quaisquer áreas do conhecimento e mais precisamente aquelas da área da saúde”.

“Eu tô destruído”

Em entrevista exclusiva para o portal 4Oito, o enfermeiro e estudante de Medicina, se disse “destruído”. Trabalhei mais ou menos umas 10 vezes nessa campanha”, disse. “Eu não vi [que não aplicou a dose], não percebi. Se tivesse visto teria ido atrás, teria revirado a cidade atrás da mulher”, completou.

O jovem estudante ressalta ainda que estava de férias da faculdade e que trabalhou na campanha de vacinação de forma voluntária. Quando questionado se sabia que estava sendo filmado, ele afirmou: “Vi sim [que estavam filmando]. Todos querem filmar o ato. Eu sempre mostro a seringa para a câmera, mostro a dose”.

Jean chegou a ligar, inclusive, para a neta da idosa que estava para ser vacinada durante a gravação do vídeo. Na ligação, ele destaca que pediu perdão e “milhões de desculpas” pelo ocorrido.

“Eu me assustei com a senhora. Ela tem Alzheimer, pelo que a família falou. Foi um lapso, pelo amor de Deus, eu juro por tudo que é mais sagrado”, disse. “Eu trato com maior carinho, tento fazer o melhor, fui trabalhar de coração, para ajudar”, pontuou.

“A vacina tem 10 minutos para ser aplicada depois de aspirada da ampola. Não tem como sair dali depois de aspirada. A partir do momento que a dose é aspirada da ampola pelas enfermeiras, a gente pega lá e têm 10 minutos para aplicar no paciente. Como é possível vender isso? Não tem cabimento”, destacou.