Condição decorre da suspensão do exercício das funções do governador Carlos Moisés até a sentença final do processo de impeachment
Florianópolis
A governadora Daniela Reinehr recebeu por volta das 10h de ontem (30), na Residência Oficial, em Florianópolis, a notificação do Tribunal Especial de Julgamento para assumir interinamente o Governo do Estado. A condição decorre da suspensão do exercício das funções do governador Carlos Moisés até a sentença final. O documento é assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Roesler.
Na sequência, às 11h, Daniela Reinehr assinou o Termo de Transmissão de Cargo e passa a comandar o Governo do Estado de Santa Catarina.
Nomes do governo
Dois nomes da região Sul devem estar no secretariado de Daniela Reineher. Pelo menos é a intenção dela. O deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) deve ficar na pasta da Educação, e Leodegar Tiscoski (PP) será o novo secretário da Infraestrutura. O nome de Tiscoski foi formalizado já na conversa com o senador Esperidião Amin, que viajou ontem a Brasília com a vice-governadora Daniela Reinher, mantendo a participação dos progressistas no governo.
Nome cogitado já na segunda-feira (29), Carmen Zanotto aceitou o convite e deve ser mesmo a nova Secretária Estadual de Educação. A suplente de Carmen Zanotto na Câmara dos Deputados é Norma Pereira, que foi vereadora e concorreu à prefeitura de Canoinhas pelo PSDB em 2020, alcançando o segundo lugar. Com isso, o PSDB dobre o número de deputados na Câmara Federal, ao lado de Geovânia de Sá. Serão dois deputados federais do PSDB a partir da saída de Carmen Zanotto da cadeira.
Além de manter Paulo Eli na Fazenda, Daniela ainda contará com Miguel Bertolini como chefe da Secom, Gerson Schwartz, na Casa Civil, e Laércio Silva, na Agricultura.
“São nomes que faço contato desde sexta-feira e que prontamente me atenderam, entendendo a necessidade. Talvez poucas pessoas assumiriam uma função desta importância neste momento que a gente passa. Tenho certeza que todos não mediram esforços para que a gente consiga dar uma injeção e ânimo, esperança ao povo catarinense me um momento que muitas incertezas econômicas e políticas, o que é preciso é recuperar a estabilidade para o nosso estado, fazer que a nossa economia recupere a pujança que lhe é peculiar e o combate à pandemia que é o foco”, disse Daniela.
Saídas
O deputado José Milton Scheffer (PP) é mais um nome que deve deixar o governo. Ontem, Lucas Esmeraldino e Eron Giordani entregaram a carta de demissão. Agora, José Milton deixou o cargo de líder do Governo na Assembleia Legislativa. Ele foi convidado pelo governador Moisés para assumir a liderança em janeiro, quando aceitou a missão. Ele e a ida do deputado Altair Silva para a pasta da Agricultura oficializou a entrada do PP no Governo Moisés.