Últimos dados dos boletins epidemiológicos de Criciúma, Içara e Balneário Rincão mostram queda nos contágios e internações
Criciúma, Içara e Balneário Rincão
Os municípios da região carbonífera começam a mostrar melhoras nos números da pandemia do novo coronavírus. Em Criciúma começa a crescer o número de curados e diminuir os índices dos novos infectados. Em Balneário Rincão, o boletim também apresenta um número maior de curados em relação a novos infectados. A situação não é diferente em Içara e nos outros municípios da Amrec.
Em Içara, o boletim epidemiológico divulgado ontem (8) trouxe que o município chegou a 1326 casos confirmados, sendo que 1160 estão curados. Com relação aos números divulgados na segunda-feira, Içara apresentou nas últimas 24 horas 19 novas infecções e contou com 35 pessoas recuperadas.
Balneário Rincão, no fim do mês de agosto, chegou a registrar cinco pacientes em recuperação na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e no boletim divulgado ontem, não constava nenhum paciente em UTI e apenas uma pessoa está hospitalizada em recuperação. Nas últimas 24 horas foram somente cinco casos confirmados. O município chegou a deixar o Centro de Triagem fechado no feriado devido à baixa procura, que chegou a ser na faixa de 50 pessoas por dia no fim do mês de agosto.
O secretário de Saúde de Balneário Rincão, Rogério Cardoso, explicou que a curva está caindo e que o boletim diário vem mostrando isso. Porém, o secretário alerta para as pessoas continuarem a se cuidar para que os números não voltem a crescer. Ele indica que as pessoas continuem usando máscaras em locais públicos, fazendo a higienização das mãos com água e sabão e usando álcool em gel. “Estamos começando a sentir melhoras nos números, mas não podemos nos descuidar e continuar a evitar aglomeração. O vírus continua circulando”, alerta Cardoso.
Número de Criciúma
Em Criciúma, os números também apresentam melhoras. Nas últimas 24 horas, o município registrou 79 casos e 152 curados. O número de pacientes ativos baixou do boletim divulgado no domingo para o de segunda-feira: de 1.112 pacientes em recuperação para 1.038. Desde o fim do mês de agosto, o município vem registrando diminuição no número de internações pela doença. Criciúma chegou a contabilizar 128 pessoas internadas, com estes números caindo para a faixa de 70 pessoas nesta semana.
Mesmo registrando mais um óbito ontem (8), Cocal do Sul também vem apresentando queda nos números. O município está com 322 casos confirmados, mas com 291 curados. Apenas 16 pessoas estão em tratamento, sendo que Cocal do Sul já registrou, com o de ontem, 15 óbitos.
No Estado
O boletim da Vigilância Epidemiológica Estadual também traz melhoras em diversos índices, mas o que mais chama atenção é a taxa de ocupação dos leitos de UTI, que em agosto chegou a passar dos 80%, no divulgado ontem (8) caiu para 69,2%. O Estado está com 190.397 pacientes com teste positivo para Covid-19, dos quais 180.529 estão recuperados e 7.426 permanecem em acompanhamento. Até esta data, 2.442 óbitos foram causados pelo coronavírus. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,28%.