Preparando o futuro

O contrato assinado esta semana entre Unesc e Amrec é, efetivamente, o primeiro passo para que a região ganha o seu plano de desenvolvimento. Segundo o prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, que preside a Amrec, será com base neste estudo que os municípios pretendem conseguir retomar o desenvolvimento pós pandemia. “A Unesc está elaborando o projeto e em breve vai apresentar aos municípios. É uma ação desenvolvida pela nossa universidade, em parceria com os municípios para identificar as nossas potencialidades e auxiliar a região no seu crescimento. O projeto se torna ainda mais importante em função de todo o cenário delicado criado pela pandemia”, explica. Magagnin admite que os efeitos na arrecadação da região já são consideráveis, mas acredita que o momento mais delicado deve ser vivido em 2021. “Vamos terminar este ano com muitas limitações, tendo que apertar muito o cinto, mas o ano mais delicado será em 2021. O próximo prefeito tem que ter consciência que enfrentará um início de mandato muito duro”.

Brotando pesquisas

Movimento de pesquisadores tem sido intenso nos últimos dias em Içara. São pelo menos três pesquisas sendo feitas de maneira simultânea na cidade. Duas delas são para consumo interno e devem ajudar a balizar as ações de campanha. Um outra vai ser publicada e deve aquecer o clima eleitoral do município.

Reforço

Em praticamente todos os municípios da região o fim de semana será de reforço na fiscalização em bares, restaurantes e demais estabelecimentos. Tudo para garantir que as regras de distanciamento social sejam cumpridas. Praças e parques também serão fiscalizados para assegurar que a população está usando máscara. Esforço é para tentar barrar o avanço no número de casos de Covid-19.

Frio

Comerciantes da região estão empolgados com a chegada do frio. Expectativa é que a queda nas temperaturas aumente as vendas e ajude o setor que luta para se recuperar do tombo provocado pela quarentena. Historicamente, o segundo semestre é bem melhor que o primeiro e a esperança é que essa regra seja ainda mais verdadeira neste ano.

Ruim, mas não muito

Presidente da Associação Empresarial de Criciúma disse nesta sexta-feira, na Massa FM, que o mês de maio já apresentou uma leve tendência de recuperação na geração de empregos. A exemplo do que ocorreu em Içara, o mês ainda foi negativo, mas menos ruim que abril. “Se conseguirmos fechar o ano repetindo o que foi 2019 teremos muitos motivos para comemorar. Sabemos que há uma tendência de retração da economia nacional, mas a esperança se mantém. A grande dificuldade do empresário hoje é em conseguir acessar logo os auxílios financeiros do Governo”, explica Moacir Dagostin.

Cobrança

Vereador Zata usou a tribuna da Câmara para cobrar do prefeito Murialdo a manutenção de áreas de lazer do município de Içara. Segundo ele, a maior parte destes equipamentos públicos está sem condições de uso. “Todos estão sem qualquer condição de uso, abandono total, no parque infantil os brinquedos estão quebrados e oferecendo sérios riscos de acidentes”, reclamou o parlamentar.

Parques

Vereador Márcio Torreti encaminhou sugestão ao prefeito para que transforme terrenos que são de propriedade do município em parques infantis. “A intenção é transformar esses locais ociosos em áreas de lazer, considerando a importância de viver momentos em família e potencializando a beleza das comunidades, além de gerar conforto aos nossos munícipes”, destacou Toretti.