“Santa Catarina vive a terceira onda da Covid-19”

9

Fala é do secretário André Motta Ribeiro, que esteve em encontro virtual com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa

Da Redação

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, prestou contas das ações tomadas no controle da pandemia de Covid-19 aos deputados membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa ontem (30). Ele confirmou que o aumento de contágios mostra que Santa Catarina já está enfrentando a terceira onda da doença e estimou que até o mês de agosto 30% da população estará imunizada (com as duas doses da vacina).

A terceira onda já se reflete no quantitativo de casos, com aumento de 15% a 20% nas últimas semanas, mas ainda não se refletiu na gravidade, conforme o secretário. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) específicos para Covid-19 está em torno de 94%.  Ribeiro acrescentou que a faixa etária com maior número de óbitos atualmente é a dos 50 a 59 anos. A taxa de letalidade total é de 1,58% em Santa Catarina. Desde o início da pandemia, já foram registrados mais de 16,8 mil óbitos por causa da doença.

Sobre o suprimento de insumos, como kit entubação e oxigênio, o secretário informou que há 61 hospitais fazendo com UTI Covid pelo Sistema Único de Saúde, dos quais 11 são próprios (do Estado) e os demais filantrópicos ou privados. Os hospitais que compõem a rede recebem recursos para aquisição de medicamentos e insumos. No entanto, o custo das medicações aumentou em até dez vezes e há falta de insumos no mercado. “Os representantes têm discutido a situação conosco praticamente todos os dias”, afirmou. O Estado tem estimulado um sistema de permuta entre as unidades hospitalares que estejam com dificuldade e já distribuiu mais de 1,5 milhão de ampolas de medicamentos a essas unidades, conforme Ribeiro.

“Distribuímos tudo que veio do Ministério da Saúde para a rede filantrópica, mas faz algumas semanas que não chega nada do ministério”, disse Motta Ribeiro. Quanto ao suprimento de oxigênio, a solução incentivada é o abastecimento de oxigênio em forma líquida, através de tubulação, já que há falta de cilindros no mercado, não de oxigênio.

Vacinação

Sobre o quantitativo de vacinas disponível e encaminhadas pelo governo federal, o secretário disse que o Estado recebeu e receberá “um quantitativo bastante interessante”. “E já temos em torno de 15% a 17% da população elegível vacinada com as duas doses”. Até agosto, o secretário estimou que 30% da população estará imunizada.

Motta Ribeiro afirmou que, calculando o número de doses recebidas pelo quantitativo elegível (grupos prioritários e por faixa etária), Santa Catarina está entre os cinco estados brasileiros que mais vacina. “No entanto, há 68 mil pessoas que não voltaram para receber a segunda dose”. Eram 97 mil, número que caiu depois que os municípios passaram a fazer a busca ativa desses cidadãos.

Cirurgias eletivas

Há mais de 100 mil pessoas na fila de espera para realização de um procedimento cirúrgico no estado. Eram 73 mil quando a pandemia começou. Sobre isto, o secretário assegurou que alguns hospitais já foram liberados para realizar as cirurgias eletivas em que não há necessidade de UTI – a portaria data do mês de maio. E que os hospitais que puderem atender as duas demandas estão liberados para fazer os atendimentos. Ele disse ainda que a pasta está fazendo uma releitura da política hospitalar e elaborando um plano de incentivo da retomada das cirurgias eletivas, que será implantado assim que houver diminuição da pandemia. “Iremos manter todos os leitos de UTI que for possível, independente do Ministério da Saúde, com custeio do Estado, para acelerar procedimentos cirúrgicos.”