Competições esportivas seguem suspensas em Santa Catarina até 5 de julho

37

Florianópolis

A suspensão das competições esportivas em todo o território catarinense continua valendo pelo menos até o dia 5 de julho. A decisão foi divulgada ontem (1º) em decreto que estabelece a regionalização da tomada de decisões para o enfrentamento da Covid-19 a partir da próxima semana em Santa Catarina.

A partir do dia 5 de julho e conforme a linha de propagação da doença no mês de junho, poderá se iniciar um diálogo para o retorno dos eventos esportivos. A decisão sobre o assunto será tomada de maneira compartilhada com os gestores municipais, conforme a realidade de cada uma das regiões.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o cenário epidemiológico será levado em conta na hora de decidir pela retomada dos esportes. “A partir de 5 de julho, ou até um pouco antes, se começará uma deliberação, considerando o cenário epidemiológico. Irá se verificar, a partir desta data, a possibilidade de flexibilização ou manutenção. O que está se abrindo é uma data para que haja uma deliberação. É preciso analisar o cenário do mês de junho”.

Motta Ribeiro lembra ainda que os treinos profissionais estão liberados pelo Governo do Estado desde o dia 11 de maio e que essa permissão continua em vigor com o decreto assinado pelo governador Carlos Moisés nesta segunda-feira.

FCF vai conversar com clubes

A FCF informou que “tomou conhecimento da liberação, aguardará novas informações concretas e conversará com todos os clubes para saber a intenção de cada um e definir os próximos passos”.

Volta aos treinos

O Brusque foi o primeiro clube catarinense a retomar as atividades em campo após a liberação do Governo. A reapresentação do elenco quadricolor ocorreu no dia 14 de maio, quase dois meses depois da paralisação do estadual. Figueirense, Avaí, Juventus, Joinville e Chapecoense também já retornaram aos trabalhos. Até o momento, Concórdia, Criciúma, Marcílio Dias e Tubarão mantêm a quarentena.

A diretoria do Criciúma ainda não definiu quando volta aos treinos com bola no Centro de Treinamentos Antenor Angeloni.

Testes de Covid-19

De acordo com dados da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCClubes), 605 testes para detectar a Covid-19 foram realizados pelos clubes catarinenses até o momento. Jogadores, membros da comissão técnica e departamento de futebol, funcionários dos setores administrativos e também familiares de atletas foram testados.