Pelo menos Içara e Criciúma já montaram estruturas para colaborar nos atendimentos à população com dificuldades com o aplicativo
Içara e Criciúma
As prefeituras de Içara e Criciúma montaram estruturas para nos próximos dias ajudar no atendimento à população e diminuir fila e espera no saque do benefício do Auxílio Emergencial do Governo Federal via Caixa Econômica Federal, que identificou a dificuldade dos usuários em acessar a internet, manusear o aplicativo, além de terem dúvidas sobre como proceder com o pedido.
Em Içara, a prefeitura instalou ontem (6) uma estrutura com tendas nas laterais da agência, colaborando para um melhor atendimento. De acordo com o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, a intenção com a ação é humanizar os atendimentos. “Havia muita aglomeração em torno da agência e isso tem que ser evitado para combater o vírus. Com essas instalações, visamos proporcionar mais agilidade, para que as pessoas possam ser atendidas, recebam o benefício e voltarem aos seus lares com segurança”, disse.
As tendas já instaladas contam com marcações no asfalto, realizadas pelo departamento de trânsito do município, para que respeitem o distanciamento. Cadeiras também foram colocadas para as pessoas aguardarem o atendimento, sendo higienizadas após o uso, além da distribuição de máscaras e águas para aqueles que forem aguardar atendimento.
A partir de hoje, voluntários estarão colaborando para a diminuição das filas, como auxiliar na utilização do aplicativo do banco e também no esclarecimento de dúvidas sobre o recebimento do benefício.
36 profissionais ajudam em Criciúma
Em Criciúma, representantes da Caixa Econômica Federal recorreram também à prefeitura para ajudar na facilitação do acesso das pessoas ao Auxílio Emergencial. Vão unir-se aos esforços dos órgãos municipais o 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC). Equipes vão passar por treinamento e posteriormente, em escolas da rede municipal, atender aqueles que necessitam. Serão 36 profissionais a disposição da população.
A parceria vai evitar que as pessoas precisem se deslocar até a sede da Caixa Econômica, sendo atendidas em suas localidades, evitando aglomerações e a disseminação do novo coronavírus. A Secretaria de Assistência Social de Criciúma já disponibiliza suporte através dos seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município, via telefone e presencial, no hall de entrada da prefeitura, no Paço Municipal Marcos Rovaris.
Ontem (6) começou o treinamento para as equipes que ficarão divididas em escolas distribuídas geograficamente. “Tudo isso é para que as pessoas possam se auto atender em seus bairros e evitem aglomerações no centro da cidade”, comentou o superintendente executivo de Varejo da Caixa, Rudolfo Cabral Melo.
Locais em Criciúma para tirar dúvidas sobre o Auxílio Emergencial do Governo Federal:
- Centro de Educação Municipal para Jovens e Adultos, no Bairro Brasília (antiga EMEIEF Professor Francisco Skrabski).
- Escola Municipal de Ensino Fundamental José Rosso, no Bairro Quarta Linha.
- Escola Professora Lili Coelho, no Bairro Santa Luzia.
- Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Padre Paulo Petruzzellis, no Bairro Pinheirinho.
- Escola Filho do Mineiro, no Bairro Metropol.
- Escola Caetano Ronchi, no Bairro São Defende.
- Escola Judite Duarte, no Bairro Sangão.
- Escola Casemiro Stachurski, no Bairro Linha Batista