Termina o encontro entre bispos e coordenadores de pastoral

“Momento de comunhão pastoral”, com estas palavras, o bispo de Caçador e presidente do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom frei Severino Clasen, resumiu o encontro entre o episcopado catarinense e os coordenadores diocesanos de pastoral. O evento, que terminou na manhã de sexta-feira, com uma Celebração Eucarística, foi realizado na cidade Nova Veneza, Diocese de Criciúma, e teve início na última segunda-feira.

Segundo o dom frei Severino, a realização deste encontro é a prova de que a ação evangelizadora na Igreja em Santa Catarina é viva. “Estamos nos aproximando das celebrações dos 50 anos de instalação do nosso Regional e é tempo de pensar novas formas de evangelização. O encontro entre bispos e coordenadores diocesanos de pastoral foi um espaço de integração e planejamento de algumas atividades que irão impulsionar a caminhada pastoral em nosso estado”, disse o bispo.

Na quinta-feira, bispos e coordenadores de pastoral, diferente dos outros dias do encontro, realizaram uma reunião unificada onde apresentaram os resultados das reuniões privativas que concretizaram durante a semana. Assuntos como a reorganização da estrutura pastoral do Regional em comissões pastorais, a visita “Ad Limina” para o segundo semestre do próximo ano, a idealização de uma Escola Regional de Fé e Política, a construção da programação da 52ª Assembleia Regional de Pastoral e articulação do cronograma de atividades 2020 foram alguns dos assuntos trabalhados pelo grupo.

Conselho Econômico e Fiscal

Também foi eleita na tarde de quinta, os integrantes do Conselhos Econômico e Fiscal do Regional. A criação dos Conselhos são indicações do Regulamento do Conselho Episcopal Regional, aprovado pela CNBB em 2018.

Foram eleitos para o Conselho Econômico: dom Frei Severino Clasen, representando a presidência do Regional; padre Luciano dos Santos, secretário executivo; Guilherme Ludwig, assistente administrativo do Regional; padre Rivelino Seidler, representante dos coordenadores diocesanos de pastoral e padre Fernando Baraúna, representante dos ecônomos diocesanos. Compete ao Conselho cooperar por meio de pareceres e decisões com os responsáveis pela gestão administrativa e financeira do secretariado do Regional, dentre outras funções.

Já para o Conselho Fiscal, os escolhidos foram: dom Rafael Biernaski, representando os bispos; padre Everton James Klapouch, representando os coordenadores diocesanos de pastoral e Padre Tarcísio Pedro Vieira, representando os ecônomos diocesanos. Cabe ao Conselho fiscalizar a administração econômica, financeira e patrimonial do secretariado executivo.

Próxima edição

Também foi aprovado no final da tarde de quinta, que, o próximo encontro entre os bispos e coordenadores diocesanos de pastoral será realizado e organizado pela Diocese de Chapecó. O evento está previsto para acontecer no final de junho e início de julho de 2020.

Coordenação do Terço dos Homens se reúne para preparar encontro diocesano

Na tarde de domingo, 30, coordenadores e membros de grupos do Terço dos Homens de sete paróquias da Diocese de Criciúma estiveram reunidos com o assessor eclesiástico, padre Joel Sávio, para definir os detalhes do V Encontro Diocesano do Terço dos Homens, evento já tradicional no calendário diocesano. A reunião aconteceu na residência episcopal, em Criciúma.

A quinta edição do encontro acontecerá no dia 10 de novembro, domingo, com início às 14h30min, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Natividade, em Cocal do Sul. “Desde o primeiro momento, o pároco, padre Jiovani Manique Barreto, acolheu com alegria a ideia de realizar o encontro naquela comunidade. Os encontros anteriores aconteceram nos santuários de Caravaggio, Içara e Araranguá. Era o momento de levarmos o encontro para a região da Comarca de Urussanga, já que lá existem grupos bem atuantes do Terço dos Homens”, destacou padre Joel.

Além da preparação do encontro, foi realizada a primeira constituição de uma coordenação diocesana do Terço dos Homens. “Até o momento, não sentíamos a necessidade de uma coordenação diocesana. Mas o número de grupos aumentou e precisamos articular melhor o diálogo entre eles”, comentou o recém escolhido coordenador diocesano, Júlio César Tibincoski, da Paróquia São Donato, de Içara.