Perto de decidir

Sem grandes chances de viabilizar o Aliança, novo partido de Bolsonaro, até as eleições deste ano, o grupo do PSL de Içara espera definir ainda na primeira quinzena deste mês o partido de transição. Marcos Viscardi admite que há o indicativo do presidente para a parceria com o PL e confirma também que o partido já fez o convite. “Há sim uma conversa, mas ainda não está definido porque temos outras opções, esperamos resolver isso já nos próximos dias”, explica. Segundo ele, há uma nominata de lideranças que pretendem disputar vagas no legislativo e que há também o desejo de ser cabeça de chapa. “Estamos nos preparando para isso. Entendemos que temos condições de ir pra a disputa com candidato a prefeito e vice, porque queremos mudar Içara. Claro que, lá na frente, se avaliarmos que para não perder as eleições o ideal é uma aliança, esse será o caminho. Claro que essa é uma decisão que será tomada em grupo. Certo é que seremos oposição ao MDB e ao PSD”.

Munição

Para os funcionários públicos de Santa Catarina, a compra de carros para a Secretaria de Educação, que custou quase oito milhões de reais, é munição para esse período de negociação com o Governo de Carlos Moisés. Outra munição que também será usada é a declaração dada pelo governador de que a arrecadação cresceu 11%.

CPI da Balada

Deputado Kenedy Nunes aproveitou a abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa para sugerir a criação da primeira CPI do Ano. Seria a CPI das Baladas. Para sustentar a proposta o deputado apresenta vídeos postados nas mídias sociais de festas dadas no Palácio da Agronômica e também um gasto acima do normal para a manutenção da casa oficial do governador durante o mês de dezembro, quando teriam ocorrido as tais baladas.

Interessada

Representantes da Gaúcha Rodoquímica estiveram esta semana em Içara. Vieram em busca de informações sobre o condomínio industrial Luiz Henrique da Silveira. Empresa que atua na atuação de distribuição de Soda Cáustica, Hipoclorito de Sódio e Ácido Clorídrico estuda a possibilidade de instalar unidade em Içara. “E não é a única que está nos procurando. O crescimento da cidade tem tornado ela cada vez mais atrativa”, argumenta o prefeito Murialdo Gastaldon.

Com os agricultores

Durante entrevista que concedeu ao Microfone Aberto, o prefeito Murialdo afirmou que já negocia com Combo e com o Atacadão do Carrefour para que parte da produção da agricultura familiar e das agroindústrias de Içara seja absorvida pelas duas empresas. “O objetivo é reforçar cada vez mais a movimentação financeira que nasce da Agricultura Familiar”, comenta.

Não rola

Presidente Jair Bolsonaro fez desafio aos governadores. Afirmou que corta os tributos nacionais dos combustíveis (PIS e Cofins) se os governadores cortarem o ICMS. A ideia até pode soar bem junto aos brasileiros, mas não vai rolar. Primeiro porque o próprio Governo Federal enfrentaria resistência de sua equipe econômica para cortar os tributos federais, e segundo porque o governo dos estados não irá abrir mão dessa importante receita.

Tem candidato

PT de Criciúma já tem candidato a prefeito. Advogado Chico Balthazar, que já foi procurador nos tempos do governo Décio Góes, foi o escolhido pelo diretório. Conversei com a presidente do partido. Barbara Teixeira afirma que uma das prioridades é apresentar e garantir a volta da legenda para a Câmara de Vereadores. “Em 60 dias nosso plano de governo vai estar pronto. Um dos destaques será a volta do orçamento participativo”.