Projetos aprovados na Câmara incluem crédito para novo pátio de máquinas e reformas em espaços públicos
Içara
Os vereadores de Içara aprovaram de forma unânime, na segunda-feira (13), o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026, com previsão de receitas que devem alcançar R$ 502 milhões — o maior valor já projetado pelo município. A proposta, de autoria do Poder Executivo, foi baseada no histórico financeiro e fiscal da cidade.
O vereador Moacyr Francisco, o Cisquinho (PSD), apresentou uma emenda de correção técnica ao texto, aprovada junto com o projeto. “A LDO serve como base para o orçamento do próximo ano e precisa estar juridicamente alinhada”, explicou.
Além da LDO, foram aprovados outros projetos, como o PE/56/2025, que autoriza crédito suplementar para execução de ações em infraestrutura e serviços públicos. Entre as medidas, está a reforma do prédio da antiga Unisul, que será adaptado para funcionar como centro de contraturno escolar. “Será um espaço de aprendizado e acolhimento para crianças do ensino fundamental”, afirmou a prefeita Dalvania Cardoso.
Também foi aprovado o PE/68/2025, que libera R$ 2,9 milhões para a aquisição e adequação de um novo pátio de máquinas no Distrito Industrial do bairro Aurora. Segundo a prefeitura, o investimento permitirá “melhorar a manutenção de vias e ampliar o atendimento às comunidades rurais”.
Na mesma sessão, os vereadores aprovaram ainda, em primeira votação, o PL/45/2025, que institui a Semana Municipal de Trânsito, e o PL/52/2025, que denomina ruas do Loteamento San Marino, no bairro Tereza Cristina. Esses dois projetos ainda passarão por segunda votação na próxima semana.
De acordo com o Regimento Interno, a sessão teve apenas o Expediente e a Ordem do Dia, por tratar de matérias orçamentárias.





