Para marcar a data, será realizado um café especial para colaboradores e diretoria, em um momento de integração e valorização da trajetória construída ao lado dos lojistas

Criciúma

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma completa nesta semana 59 anos de história. Para marcar a data, será realizado um café especial para colaboradores e diretoria, em um momento de integração e valorização da trajetória construída ao lado dos lojistas da cidade.

Fundada em setembro de 1966 por 23 comerciantes liderados por Antônio Caldeira Góes, a CDL nasceu com o propósito de fortalecer o comércio local e organizar iniciativas que beneficiassem a cidade. Desde então, a entidade tem desempenhado papel essencial no apoio aos lojistas, promovendo capacitações e contribuindo  para o desenvolvimento econômico de Criciúma.

“Celebrar os 59 anos da CDL é reconhecer a força de uma entidade construída com o trabalho de diretores voluntários com o objetivo de incentivar a participação dos associados e atender as demandas dos núcleos. Essa união é fundamental para que possamos representar o comércio de Criciúma em pautas importantes, participar de reuniões com o poder público e desenvolver soluções que preparem nossos lojistas para os desafios e oportunidades do mercado atual”, afirma Andréa Gazzola Salvalággio, presidente da CDL de Criciúma.

Ao longo da sua história, a CDL consolidou com serviços e soluções que fazem diferença no dia a dia dos associados. Em 1990, implantou o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que trouxe mais segurança para lojistas e consumidores. Atualmente, a entidade disponibiliza uma ampla rede de produtos e benefícios, que incluem certificado digital, linhas de crédito, parcerias estratégicas em saúde e odontologia, telefonia corporativa, cursos e workshops, locação de espaços, programas de capacitação e apoio na divulgação de vagas de emprego. Além disso, atua em projetos de inovação e de fortalecimento do comércio, sempre com foco em tornar o setor mais sólido, eficiente e próximo das necessidades dos lojistas.

“Estive como presidente também no período da pandemia, um tempo de grandes desafios e mudanças para o comércio. Nesse momento, a união dos lojistas associados e o apoio da CDL mostraram a força do coletivo e a importância de termos uma entidade atuante. Agora, no meu segundo mandato, sigo com o mesmo compromisso de transformar desafios em oportunidades e continuar trabalhando em benefício ao  desenvolvimento da cidade”, destaca Andréa.

Mais recentemente, a entidade ampliou suas frentes de atuação com iniciativas que aproximam ainda mais os lojistas da diretoria. Entre elas estão o CDL Avança, programa que promove capacitações e debates sobre temas estratégicos para o setor até o período pré-natalino, e o Almoço com a Presidente, espaço que abre diálogo direto com associados, fortalecendo a representatividade e criando oportunidades para ouvir demandas e sugestões do comércio local.

“Rumo aos 60 anos, nosso desafio é transformar ideias em oportunidades reais para o comércio de Criciúma. Com foco em mais conexão, mais varejo e mais negócios, queremos aproximar nossos associados de soluções que façam a diferença no dia a dia deles”, afirma Greissi Boarolli, diretora executiva da CDL de Criciúma.