Morro dos Cavalos
A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) realizou uma mobilização na manhã de sábado (30) na praça Nereu Ramos. O objetivo foi chamar a população para abraçar a campanha que busca uma solução definitiva para o Morro dos Cavalos. “Se vai ser um túnel, dois túneis, se vai ser um contorno viário, isso não importa. O que queremos de fato é que a obra possa ser executada e, com isso, a região tenha mais segurança. Hoje estamos sempre com medo de que alguma questão climática ou um acidente possa acabar com a nossa única alternativa para escoar produção. A demora para duplicar o trecho sul nos prejudicou e agora essa questão do Morro dos Cavalos segue nos atrapalhando”, afirmou o presidente da Acic, Frank Hobold. A expectativa é que, nesta quarta-feira (3), a pauta sobre o Morro dos Cavalos ganhe um novo capítulo. A possibilidade é de que o trecho seja repassado para a CCR Via Costeira, o que daria mais celeridade. “Mas é algo que não é de curto prazo. Essa pressão precisa ser permanente”.
Indefinido
O deputado Luiz Fernando Vampiro ainda não definiu seu futuro político. Ele confirmou apenas que não estará mais nas urnas pelo MDB. “Eu sou muito grato ao partido, mas hoje não estamos mais alinhados. O presidente nacional do MDB já me disse no Congresso que eu deveria sair porque eu não voto com eles. Estou muito próximo do centro-direita e no MDB não dá mais. Não tem mais clima no cenário nacional, no cenário estadual e nem aqui em Criciúma. Há muita coisa errada e por isso eu vou sair”. Vampiro informou que o destino será o PSD, mas não sabe ainda que cargo disputará. “Eu estou a caminho do PSD, mas não posso chegar lá e querer sentar na janela. Eu estou à disposição do partido”.
Clima tenso
O deputado Ricardo Guidi relatou o clima tenso em Brasília. Segundo ele, com a condenação de Bolsonaro, a tendência é que a tensão aumente. Ele disse esperar que a direita encontre um nome de consenso para o processo eleitoral do próximo ano. “Porque ninguém mais aguenta outros quatro anos de governo do PT. A economia está ruim, o dinheiro não vale mais nada e precisamos estancar isso”.
Anistia x isenção de imposto
O deputado Vampiro afirmou que espera que nos próximos dias seja pautada a proposta que isenta de pagar imposto de renda quem ganha até R$ 5 mil, mas acredita que isso só será analisado se o Congresso incluir na pauta o projeto de anistia. “Porque o Bolsonaro já está inelegível. Então vota a anistia para estas pessoas que estão envolvidas no 8 de janeiro para que o Brasil possa seguir”.
76 anos de bairro
Ao longo de seus 76 anos de história, o Bairro da Juventude tem sido fundamental no desenvolvimento de inúmeras famílias que encontraram na instituição o apoio necessário para crescer. Maiara Simão Antunes Bazilio, de 29 anos, conhece bem essa realidade. Ela e seus seis irmãos foram atendidos pelo Bairro e, por meio dele, encontraram oportunidades e o direcionamento necessário para a construção de suas vidas. “Minha família era muito humilde. O Bairro era o local que nos dava suporte para que pudéssemos nos desenvolver e perceber que nossas vontades e sonhos podiam sair do papel. Tive meus direitos garantidos”, contou Maiara.
Maiara aproveitou as oportunidades, seguiu seus estudos e encontrou na enfermagem seu futuro profissional. Ela atua há três anos como técnica de enfermagem na instituição, dando suporte nos serviços de saúde preventiva ofertados pela entidade. “Como estive do outro lado, tenho muita sensibilidade e consigo perceber vulnerabilidades e garantir o melhor acolhimento para as crianças e adolescentes”, disse a profissional.
Cerco
A paróquia São José, de Criciúma, se prepara para realizar o 12º Cerco de Jericó, que terá início no domingo (7) e seguirá até o sábado (13), quando será celebrada a Noite da Vitória, simbolizando a derrubada das muralhas.
Entregue
A Prefeitura de Criciúma realizou, no sábado (30), o ato de entrega da obra de revitalização da avenida Luiz Lazzarin, uma das principais ligações entre o centro da cidade e a região do Rio Maina. A solenidade ocorreu na própria via, na altura do posto Hangar (apenas referência), no bairro Santo Antônio, com a presença de autoridades, lideranças comunitárias e moradores.
Com investimento de R$ 14 milhões, financiados pelo Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), os trabalhos foram executados ao longo de dois anos e contemplaram 3,2 quilômetros de extensão, entre a rótula da avenida Álvaro Catão e a avenida dos Italianos.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, afirmou a relevância da obra para a cidade. “A Luiz Lazzarin é uma via vital para Criciúma. Hoje entregamos uma avenida moderna, segura e planejada, que garante melhor mobilidade para motoristas, pedestres e ciclistas. Essa obra mostra o quanto a cidade avança quando há planejamento, responsabilidade e compromisso com as pessoas”.