Com o Start, a Unesc inicia o semestre destacando suas áreas de atuação e serviços voltados à comunidade acadêmica
Criciúma
A Unesc abriu oficialmente as atividades do semestre com o Start na Unesc, realizado na noite da última segunda-feira (25) e ao longo do dia de terça-feira (26). O evento reuniu estudantes ingressantes de 2025 em quatro edições, com música, dinâmicas, sorteio de prêmios e informações sobre a Universidade.
A reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, acompanhada de pró-reitores, coordenadores e professores, fez as boas-vindas oficiais. Ela ressaltou que a Unesc é uma Universidade Comunitária, sem fins lucrativos, que reinveste seus resultados em bolsas de estudo, pesquisa, extensão e inovação. “A Instituição é construída pelas pessoas, que tornam possível cada conquista acadêmica”, disse. Representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centros Acadêmicos também participaram.
Uma das atividades propôs aos calouros responder sobre o papel da Universidade Comunitária, premiando os mais criativos. Outro destaque foi a exibição de vídeos sobre ensino, pesquisa, extensão, internacionalização e serviços de apoio ao estudante, como o Sama, que oferece suporte à aprendizagem, e o Programa Acolher, voltado à saúde mental. Também foram apresentadas a Escola de Idiomas, com cursos variados, e opções ligadas a arte, cultura e esportes.
Em vídeo, a reitora licenciada, Luciane Bisognin Ceretta, reforçou a importância da escolha pela graduação. Ela destacou a relevância das áreas de pesquisa, extensão, cultura, esporte e inovação. “Os anos da graduação são decisivos, portanto aproveitem ao máximo as oportunidades da Universidade”, afirmou.
O pró-reitor de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin, ressaltou a responsabilidade institucional em apoiar os estudantes. A pró-reitora de Ensino, Graziela Giacomazzo, lembrou que os próximos anos serão de aprendizado e crescimento pessoal e profissional. Já a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Vanessa Moraes de Andrade, apontou as atividades extracurriculares como diferenciais, integrando vivências acadêmicas e culturais.
Os estudantes participaram ainda de sorteios e interações conduzidas por DJ e equipe de apoio. Para o acadêmico de Educação Física, Denis Fernandes, o evento reforça a proximidade entre a gestão e os alunos. “A Universidade abre espaço para a voz dos estudantes e oferece oportunidades que contribuem para a formação profissional”, afirmou.
Com o Start, a Unesc inicia o semestre destacando suas áreas de atuação e serviços voltados à comunidade acadêmica.