Competição, organizada pela Quero na Escola com a World Wide Fund for Nature (WWF), contou com 28.807 inscritos de 1.435 escolas de todo o Brasil
Içara
A educação pública municipal de Içara soma mais um motivo para comemoração. Desta vez, estudantes do 7º ano da EMEF Alaíde Tabalipa conquistaram o primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Recuperação de Ecossistemas. A competição, organizada pela Quero na Escola com a World Wide Fund for Nature (WWF), contou com 28.807 inscritos de 1.435 escolas de todo o Brasil.
O “Projeto Içaroba – a Planta que Virou Cidade” foi destaque devido ao trabalho dos estudantes Clara Florêncio Carvalho, Laura Alves Rodrigues de Souza, Ana Clara da Silva Vieira, Pedro Henrique Pereira Soratto e Emily Teixeira. Eles colaboraram com a comunidade local e governo municipal (por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Içara (Fundai), da Secretaria Municipal de Agricultura), com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), Reserva do Aguaí e Câmara Municipal de Içara.
O professor Alisson Porto de Jesus ressaltou que a equipe obteve uma pontuação expressiva na etapa online da olimpíada, que consistia em uma avaliação de conhecimentos relacionados ao meio ambiente. “Fomos o projeto vencedor geral e, de todos os 490 projetos, tivemos a maior pontuação nos critérios técnicos”, relatou Jesus, satisfeito com o resultado dos alunos, que conseguiram mobilizar mais de 200 colegas em ações dentro e fora da escola.
As ações
A restauração ocorreu por meio do plantio de mudas, construção de um viveiro com 500 mudas e pela revitalização de um terreno com mais de 5 mil metros quadrados, localizado às margens de um rio que cruza o município. Os alunos também plantaram um pomar de frutíferas nativas, uma horta orgânica dentro da escola e uma composteira.
Premiação
Os alunos ganharam uma viagem à Aimorés (MG). Eles vão conhecer o Instituto Terra, criado por Léila Wanick e Sebastião Salgado. Onde participarão de um workshop de restauração da Mata Atlântica.
A prefeita Dalvania Cardoso é só sorrisos. “Ainda estamos comemorando as conquistas dos alunos do Quintino Rizzieri que acabaram de voltar do Japão e já temos mais este maravilhoso motivo para festejar. É um orgulho imenso ver nossos estudantes, professores, toda a comunidade escolar unidos por um objetivo tão nobre, como cuidar do meio ambiente. Este resultado só reforça que investir em educação de qualidade é também investir em cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro da nossa cidade e do planeta”.