Medalha inédita para Içara
A comitiva de Içara está deixando o Japão comemorando. O estudante Jhon Alisson conquistou uma medalha inédita para o município durante a AIMO – a Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia. Único catarinense a subir ao pódio, Jhon trouxe para casa a medalha de bronze. O vice-prefeito Alex Michels celebrou o feito e adiantou que o jovem será recebido com festa no retorno à cidade. Em entrevista ao Cidade em Dia, Michels destacou que o desempenho do içarense comprova o poder transformador da educação.
“É um orgulho enorme para Içara. A conquista do Jhon mostra que, com dedicação e apoio, nossos alunos podem chegar muito longe. Vamos homenageá-lo como ele merece, porque essa medalha é de toda a cidade. A homenagem se estenderá a toda a nossa delegação. Afinal, participar de um evento como esse já é motivo de celebração”, afirmou.
Criciúma celebra participação na AIMO
A participação dos estudantes de Criciúma na AIMO também foi motivo de comemoração. Os alunos receberam o Diploma de Mérito e vivenciaram uma verdadeira imersão cultural no Japão. A secretária municipal de Educação, Geovania Benedet Zanette, que acompanhou o grupo, destacou a relevância da experiência para a formação dos jovens.
“Foi uma vivência que transformou a vida dos nossos estudantes. Eles retornam com uma nova visão de mundo e um sentimento de conquista que vai além da matemática”, afirmou Geovania, também em entrevista ao Cidade em Dia. Segundo ela, além da premiação, o contato com estudantes de diferentes nacionalidades e com a cultura japonesa marcaram profundamente a viagem.
Reações em cadeia
A prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, determinada por Alexandre de Moraes na segunda-feira (5), acendeu o pavio entre governadores e lideranças políticas. Tarcísio de Freitas foi um dos primeiros a reagir. Disse que a medida é “um absurdo” e que Bolsonaro “foi julgado e condenado muito antes de tudo começar”. No Rio, Cláudio Castro chamou a decisão de “extrema”. Segundo ele, não se trata um ex-presidente dessa forma.
Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, foi na mesma linha. Criticou a ideia de prender antes de julgar. “Nem manifestar-se ele pode?”, questionou. Romeu Zema também entrou no coro. Falou em “mais um capítulo sombrio” na relação entre STF e Bolsonaro.
Valdemar Costa Neto, presidente do PL, alertou: a ordem só acirra ânimos e reforça o sentimento de exagero. Do lado do governo, Lindbergh Farias não poupou palavras. Disse que Bolsonaro reincidiu, debochou da Justiça e seguiu atacando o Estado Democrático de Direito.
O clima é de confronto — e Moraes não dá sinais de recuo.
Oposição trava o Congresso
Parlamentares bolsonaristas ocuparam as mesas diretoras da Câmara e do Senado nesta terça-feira (5), impedindo o andamento das sessões. O grupo exige anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, além da abertura de impeachment contra Alexandre de Moraes e o fim do foro privilegiado.
David Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado, classificou o ato como “exercício arbitrário” e pediu “serenidade e cooperação”.
Na Câmara, o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) encerrou os trabalhos e convocou reunião de líderes para definir a pauta. Disse que o Parlamento deve ser “a ponte para o entendimento”.
Crescimento
A mortalidade por câncer colorretal deve crescer 36% até 2040, segundo novo boletim da Fundação do Câncer, divulgado na terça-feira (5), Dia Nacional da Saúde. O estudo acende o sinal vermelho: entre 40% e 60% dos casos no Brasil são diagnosticados em estágio avançado — o que explica o alto índice de letalidade.
A Região Sudeste lidera as projeções em números absolutos, com alta prevista de 34% nas mortes. Nacionalmente, o aumento estimado é de 35% para homens e 37% para mulheres. Coordenador do levantamento, Alfredo Scaff aponta a falha: “Falta política de rastreamento”. E reforça: o teste de sangue oculto nas fezes é simples, eficaz e deve ser feito por quem tem mais de 50 anos — ou antes, no caso de histórico familiar.
Prazo correndo
O coordenador da Central de Atendimento de Balneário Rincão, Marcos Petry, destaca que já está em vigor o Programa de Recuperação Fiscal – o Refis 2025. Os contribuintes que desejam quitar débitos com o município podem aderir até o fim do ano. A boa notícia é que todo o processo pode ser feito de maneira online, oferecendo comodidade e agilidade. “É uma oportunidade de regularizar pendências com descontos e sem sair de casa”, reforça Petry.
Vigiando
Moradores do bairro Sangão, em Criciúma, estão preocupados com o descarte irregular de lixo às margens do rio da região. O alerta foi feito por Gustavo Duminelli, que acompanha de perto a situação. Segundo ele, a população que já sofreu tanto com os alagamentos precisa ficar mais consciente. Para coibir o problema, câmeras de monitoramento devem ser instaladas em pontos estratégicos. “Não é só uma questão de limpeza, é de respeito com a cidade, com o meio ambiente e com a segurança. Sofremos tanto com os alagamentos e, agora que o desassoreamento foi feito, precisamos dar atenção a esse tipo de ação, coibir e denunciar”, enfatizou Duminelli.
Moda
Empresários criciumenses participaram, em São Paulo, do Focus Fashion, um dos principais eventos do mercado de confecção e vestuário do Brasil. Quem traz os detalhes é João Guze, gerente regional do Sebrae. Ele destaca que a presença dos empreendedores da região reforça o potencial criativo e competitivo do setor têxtil local. “É uma vitrine importante para os nossos empresários. Levar Criciúma a um evento desse porte é colocar nossa moda no cenário nacional”, destacou Guze.