O decreto

O prefeito Clésio Salvaro detalhou no final da tarde de ontem (25) o decreto que amplia as restrições em Criciúma para tentar conter o avanço dos casos de Covid-19 na cidade. Entre as novas normas está a determinação para que todo cidadão com idade igual ou superior aos 60 anos se mantenha em casa, em isolamento domiciliar. O decreto também prevê multa de 15 UFMs (Unidade Fiscal do Município) que equivale a R$ 1.970,50 para quem for flagrado pelas ruas de Criciúma sem o uso da máscara. Haverá ainda a limitação de horário para o funcionamento de bares, pubs e restaurantes e uma fiscalização mais rigorosa de todos os estabelecimentos comerciais. Quem desobedecer a regra terá o local interditado por 10 dias. O decreto entra em vigor nesta sexta-feira e vale por 30 dias.

Os idosos

“Os idosos e integrantes do chamado grupo de risco representam 100% das mortes registradas até o momento em Criciúma. Por isso estamos liberando a saída dos idosos apenas para trabalhar, ir ao supermercado ou a farmácia. Afora isso eles devem se manter em isolamento domiciliar. É um apelo que estamos fazendo. Não saiam de casa, não tenham contato com quem está circulando pelas ruas”, justifica o Secretário Acélio Casagrande.

A multa

Durante a coletiva, o secretário também detalhou a punição as pessoas que estiverem pelas ruas sem o uso da máscara de maneira correta. “Vai ser aplicada a punição por crime contra a ordem sanitária. Aplicamos a menor punição prevista na nossa legislação que é de 15 UFMs. As multas começam a ser aplicadas na quarta-feira, dia primeiro de julho. O cidadão flagrado terá que fornecer seus documentos e com base no CPF será notificado. Se ele se negar a fornecer a documentação a polícia será acionada”, detalha.

Justificativa

O prefeito Clésio Salvaro lembrou que a medida não possui qualquer caráter arrecadatório e que o foco é barrar o avanço da doença. “As geladeiras estão quase vazias, mas a UTI está quase cheia. Precisamos encontrar esse equilíbrio. Não queremos parar a cidade, mas precisamos da colaboração da população. Os comerciantes da mesma maneira. Construímos o decreto com eles e avisamos: Não haverá chance, quem desobedecer vai ter o estabelecimento fechado por 10 dias. Vamos vencer essa guerra, mas todos precisam fazer sua parte”.

Na Amrec

A exemplo de Criciúma, o município de Forquilhinha também vai ampliar as medidas restritivas. A informação é da enfermeira Gisele Scandolara Bosa. “Tivemos um crescimento anormal do número de casos. As pessoas estão banalizando a doença e isso vai obrigar o governo a apertar as regras. Vai ser uma decisão em conjunto para todos os municípios da região”, explica.

As aulas

Conselho Estadual de Educação publicou portaria autorizando que escolas concluam o ano letivo apenas com educação a distância. Não é uma determinação, é uma possibilidade que deverá ser adotada caso não haja condição sanitária para a retomada das atividades por conta da pandemia.

O emprego

9,7 milhões de trabalhadores ficaram sem remuneração em maio. Os dados são do IBGE e foram divulgados nesta quarta-feira. A culpa, claro, é da pandemia do novo coronavírus.

Aposta

Enquanto o PSD segue firme com propósito de se consolidar como terceira via na eleição de Içara, o MDB segue apostando que o partido, parceiro da atual administração, ainda vai engrossar a aliança na disputa pelo governo do município. É pelo menos o que se comenta nos bastidores. Essa dúvida só será clareada mesmo a partir das convenções e da homologação das chapas. É aguardar e ver o que acontece.