Hora de reorganizar
O MDB de Criciúma iniciou na terça-feira (15) um novo ciclo em sua trajetória política. A legenda, que já foi considerada o maior partido político da cidade, tenta se reerguer. E essa missão ficará a cargo do ex-deputado Ronaldo Benedet. Ele foi nomeado pelo diretório estadual como presidente interino da comissão provisória do partido no município e já começou a se reunir com líderes comunitários, suplentes de vereador, ex-prefeitos e filiados, dando início ao processo de reconstrução e reorganização da sigla.
Benedet assume a missão de fortalecer o diálogo com as bases, ouvir as demandas da comunidade e preparar o partido para os novos desafios políticos. O objetivo é construir candidaturas competitivas e apresentar um novo projeto político regional, com foco no fortalecimento institucional e na participação popular.
“Estamos iniciando um novo ciclo com diálogo, união e trabalho. Queremos reconstruir o MDB de Criciúma com liderança comprometida com o futuro da cidade, reabrindo espaços para debate e construção de políticas públicas que tragam benefícios concretos à população”, afirmou Ronaldo Benedet.
As reuniões seguirão ao longo das próximas semanas, com o intuito de ampliar a participação interna e estruturar uma nova proposta para o partido em Criciúma.
Comissão provisória
A nova executiva provisória do MDB de Criciúma é composta por: Ronaldo Benedet (presidente interino e ex-deputado federal); Eduardo Pinho Moreira (ex-governador); Luiz Fernando Cardoso – Vampiro (deputado federal); Paulo Meller (ex-prefeito); Júlio César Remor; Marcos Machado (vereador); e Arlei Brunelli.
Grande evento
A sinergia, o empreendedorismo e a inovação do Sul de Santa Catarina estarão em evidência no próximo mês, com a sétima edição do Sei. O evento acontecerá de segunda-feira (20) a quarta-feira (22) de agosto, com uma programação cheia de conteúdo. Terá colabs, cases regionais e nacionais, além de espaços para networking e negócios em uma feira multissetorial e um jantar especial. Serão duas noites concentradas no Rhóis Centro de Eventos, por meio de um passaporte único já disponível em www.aciicara.com.br/sei25, e um dia de atividades itinerantes, com a abertura de empresas para visitação de forma gratuita.
Concurso
Depois do anúncio dos novos delegados para Santa Catarina, o Governo do Estado anunciou concurso público. No total, serão 300 vagas para novos agentes, que devem ajudar a reforçar a segurança no Estado.
Falando em segurança
A Alesc aprovou ontem o projeto que institui o Serviço Militar Estadual Temporário (Semet) da PMSC e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina (CBMSC). O objetivo da iniciativa é ampliar o contingente da força de trabalho em áreas com necessidades específicas nas duas corporações, de forma temporária e por prazo determinado. A expectativa é contratar até 2,6 mil policiais temporários.
O texto prevê a criação de cargos de praças e oficiais temporários, de saúde e especiais, com o quantitativo de vagas sendo limitado ao efetivo previsto para o respectivo posto ou graduação, tanto na PMSC quanto no CBMSC.
Os contratos terão duração de 12 meses, prorrogáveis por igual período, não podendo exceder 96 meses de efetivo serviço, contínuos ou intercalados.
Outra proposta
Também foi aprovada ontem (15) na Alesc a proposta do deputado Alex Brasil. Ela cria o Cadastro Estadual de Pessoas em Situação de Rua. A esse projeto foi apensada proposta semelhante, encaminhada recentemente pela Administração Municipal. O texto foi aprovado na forma de emenda substitutiva global apresentada pelos relatores nas comissões. O cadastro tem como finalidades subsidiar a formulação, a execução e o monitoramento de políticas públicas voltadas a esse público, além de apoiar ações de atendimento, acolhimento, encaminhamento e reinserção social dessas pessoas. Ele será operacionalizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e deverá ser integrado, sempre que possível, ao CadÚnico, do governo federal.
Questionamento
O vereador Nicola Martins está questionando o executivo sobre a realização de uma pesquisa online como ferramenta para substituir a audiência pública para elaboração do Plano Plurianual. “Isso está desrespeitando a lei e não está descartada uma denúncia sobre esse caso. Já o prefeito Vaguinho Espíndola disse que a nova modalidade, que vem sendo adotada em outras cidades, amplia a escuta da comunidade e facilita a participação do cidadão. “Não vejo nenhum prejuízo nessa escuta pública; muito ao contrário, é algo bem mais democrático”.
Festival
Tradicional evento de Criciúma, o Festival de Corais vai voltar. A informação é do prefeito de Criciúma. “Já temos data: quarta-feira (4), quinta-feira (5) e sexta-feira (6) de dezembro, e com corais da Itália e do Uruguai, que vão vir para retomar um dos principais eventos culturais da nossa cidade”.