Leilão

Está finalizado todo o projeto da Cooperaliança que trata da compra de energia no mercado livre. Todos os detalhes serão apresentados na segunda-feira em uma reunião com a Associação Empresarial de Içara, Lideranças locais e Conselho de Consumidores. O projeto foi construído pelo presidente Reginaldo de Jesus e os técnicos da Cooperaliança. A compra de energia em leilão aberto, inédita entre as cooperativas de Santa Catarina, vai permitir que a cooperativa de Içara tenha fôlego para se manter entre as mais baratas do país. “Com essa medida vamos cumprir os dois principais projetos da nossa campanha à presidência da Cooperaliança. Essa ação vai permitir que a cooperativa se mantenha competitiva, atraindo empresas e colaborando com o desenvolvimento do município de Içara”, resume Reginaldo de Jesus.

Tarifa

Aliás, essa questão tarifa tem sido perseguida por Reginaldo desde o período em que estava auxiliando Jorge Rodrigues na presidência. Foi justamente neste período que a cooperativa conseguiu recuperar o subsídio que havia perdido no início dos anos 2000. Foi a recuperação deste benefício que permitiu uma redução substancial no valor cobrado dos consumidores atendidos pela cooperativa de Içara. “Hoje segundo dado que está no site da Aneel, somos a concessionária mais barata do Brasil e a sétima distribuidora mais barata do país”, comemora.

Pedido encaminhado

Deputados aprovaram convocação do governador Carlos Moisés para que ele possa depor na CPI que apura a compra superfaturada de respiradores. Governador ainda não tem data para comparecer a Alesc, mas a aprovação unânime mostra o quão desgastada está a imagem do governador e de sua gestão. Ele sofre ainda o risco de ser afastado por um dos quatro pedidos de impeachment que foram protocolados na casa. A pressão neste sentido é forte e, convenhamos, o governador vem fazendo força para tornar esse cenário ainda mais ruim. Na terça-feira, o governador disse em uma vídeoconferência que participar do evento em Gaspar foi um “vacilo pontual”. Ele também fez questão de ressaltar que o evento não era uma festa. “Parecia, mas não era uma festa”, disse Carlos Moisés da Silva.

Doações

Campanha desenvolvida pela UABC segue arrecadando alimentos para as famílias carentes de Criciúma. Em média, cada fim de semana são arrecadados 500 quilos de alimento. “Neste primeiro mês já foram distribuídos 2 mil quilos de alimentos. Isso tem matado a fome de muitas famílias”, comenta o vereador e presidente da UABC. Segundo ele, a situação das famílias mais carentes segue delicada.

Doação

Cemorful encaminhou doação de equipamentos de proteção individual para o Hospital de Urussanga. Ao todo foram mais de R$ 100 mil investidos nos hospitais São Roque de Morro da Fumaça, São Donato de Içara e Nossa Senhora da Conceição de Urussanga. A necessidade de cada instituição foi discutida em reunião com cada uma delas. Alguns optaram por equipamentos multiparamétricos e outros de proteção individual.

Pesquisa

Pesquisa em SC analisará se vacina da poliomielite pode prevenir a Covid-19 ou reduzir a gravidade da doença. Aposta é que as gotinhas que evitam a paralisia infantil possam aumentar a imunidade contra a doença. Estudo será conduzido pelo professor Edson Fedrise.

Debate

A retomada do desenvolvimento da região foi tema de debate ontem em evento promovido pela Unesc. Eu conversei com a professora Luciane Cereta sobre o assunto. “Estamos trabalhando para que a região entenda esse novo momento e esteja pronta para retomar o desenvolvimento com a economia aquecida e pronta para os novos desafios”, explicou. A Unesc, como sempre, tem sido parceira de primeira hora da região e se colocado ao lado de cada cidade para tratar de temas relacionados a saúde e também ao desenvolvimento.

Empolgado

Presidente da CDL de Içara, Alexandre Fernandes reforçou o convite para que os consumidores de Içara aproveitem o feriado de comércio funcionando e não deixem de comprar aquele presente para o dia dos namorados. Projeção é fechar com o mesmo volume vendido no ano passado. Se chegar nisso vai ter motivo de comemoração.