Universidade organiza seminário e destaca atuação de seus nove mestrados e seis doutorados

Criciúma

A Unesc promove nos dias 24 e 25 de julho, no Centro de Inovação Criciúma (Crio), o 2º Seminário Integrado para o Fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação, em comemoração ao Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, celebrado em 8 de julho. O evento reunirá docentes, discentes, coordenadores e gestores dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da universidade com o objetivo de reforçar o compromisso institucional com a formação acadêmica e a produção científica.

A programação contará com debates sobre diretrizes da Capes, avaliação dos programas, estratégias de internacionalização, impacto social e produção científica. Estão previstas ainda rodas de conversa, alinhamento de metas, apresentação dos planejamentos e dos resultados institucionais. Segundo a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, “este encontro é fundamental para potencializar a excelência dos nossos Programas de Pós-Graduação, garantindo que sigam conectados às demandas da sociedade e à produção de conhecimento de alto impacto”.

Atualmente, a Unesc mantém nove PPGs: Ciências Ambientais, Ciência e Engenharia de Materiais, Ciências da Saúde, Direito, Desenvolvimento Socioeconômico, Educação, Saúde Coletiva, Gestão em Saúde e Sistemas Produtivos. Dois desses programas são organizados em modelo de rede. O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos é o primeiro da área interdisciplinar aprovado de forma associativa em instituições comunitárias do Sul do Brasil e conta com a participação da Unesc, Uniplac, UNC e Univille. Já o Programa de Pós-Graduação em Gestão em Saúde é conduzido pela Unesc em parceria com a Uniplac.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Vanessa Andrade, a atuação dos pesquisadores da universidade tem contribuído para a produção de conhecimento qualificado. “Temos orgulho do trabalho realizado por pessoas comprometidas com o desenvolvimento regional e nacional. Nossos Programas de Pós-Graduação, projetos de iniciação científica e eventos demonstram o potencial que temos para produzir conhecimento de alto impacto”.

No encerramento de 2024, a universidade contabilizava 311 projetos de pesquisa envolvendo 295 docentes e 408 bolsistas. Entre eles, 135 projetos são da área da Saúde, 52 de Humanidades, Ciências e Educação, 48 de Ciências, Engenharias e Tecnologias e 46 de Ciências Sociais Aplicadas. Os números contribuíram para consolidar a liderança entre instituições comunitárias de Santa Catarina no Ranking Universitário Folha (RUF) e garantir à Unesc a 12ª colocação nacional.

Além dos programas acadêmicos e projetos de pesquisa, a Unesc também promove ações voltadas à aproximação da ciência com a sociedade. Entre os eventos realizados estão a Semana de Ciência e Tecnologia, o Prêmio Mulheres na Ciência e o próprio Seminário Integrado. “Este dia nos lembra da importância de valorizar quem faz ciência no Brasil e, especialmente, na nossa Universidade. Cada pesquisador e pesquisadora da Unesc contribui para transformar a realidade regional com projetos que geram conhecimento, inovação e soluções concretas para a sociedade”, afirmou a diretora de Pesquisa, Sabrina Arcaro.

Na avaliação de Gisele Lopes, a universidade mantém, ao longo dos seus 57 anos, um compromisso permanente com a pesquisa científica. “Celebrar o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico é reafirmar o nosso pacto pela excelência, que apoia cada projeto e incentiva cada pesquisador e cada estudante que escolhe a Unesc para transformar a sociedade”, disse. Para ela, a pesquisa está integrada ao propósito institucional, que articula ensino, extensão e produção de conhecimento voltado à melhoria da qualidade de vida.

A programação do 2º Seminário Integrado é organizada pela Propiex e pela Diretoria de Pesquisa da universidade, com apoio das coordenações dos Programas de Pós-Graduação.