Associações e câmaras municipais articulam apoio institucional para enfrentar gargalo logístico na BR-101

Criciúma

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) lançará na próxima segunda-feira (7) uma campanha regional para cobrar uma solução definitiva ao trecho da BR-101 que corta o Morro dos Cavalos, em Palhoça, onde deslizamentos e bloqueios recorrentes afetam o tráfego e impactam a logística no Sul de Santa Catarina.

O movimento será apresentado pelo presidente da Acic, Franke Hobold, e contará com o apoio de entidades empresariais de Tubarão, Araranguá, Içara, Orleans e Braço do Norte. A ação busca unir lideranças e pressionar os governos estadual e federal a retomarem o debate sobre a infraestrutura no trecho. “Vamos mostrar força regional. Todas as grandes associações empresariais da nossa região também estarão nessa campanha para que esse assunto não seja esquecido, nem adormecido”, afirmou Hobold.

Segundo ele, o objetivo principal é manter o tema ativo no debate público. “Vamos ao governo do Estado, vamos ao governo federal, mas, principalmente, queremos lembrar à nossa própria região que nós não podemos esquecer isso. Precisamos cobrar solução, manter esse tema vivo e presente no debate público”, disse.

Hobold explicou que a campanha não pretende sugerir uma solução técnica específica, mas reforçar a urgência da intervenção. “Se a solução é o túnel, se é uma via lateral, não sabemos. Quem tem que definir isso são as autoridades competentes. O que sabemos é que precisamos de uma solução, e já passou da hora”, afirmou.

A mobilização inclui ações de comunicação e articulação institucional. Segundo a Acic, a campanha será permanente, com o intuito de evitar que o problema volte a ser ignorado.

Paralelamente, a Comissão Temporária Especial da Câmara Municipal de Criciúma também atua no tema. Nos últimos dias, vereadores visitaram os legislativos de Içara, Balneário Rincão, Siderópolis, Urussanga e Orleans para buscar apoio ao projeto. A comissão pretende ampliar a adesão ao movimento que defende a construção de um túnel no Morro dos Cavalos ou outra alternativa eficaz e duradoura.

“O objetivo é evitar que o Sul do Estado fique isolado em casos de sinistros ou bloqueios na BR-101, especialmente no trecho do Morro dos Cavalos”, explicou o presidente da comissão, vereador Marcos Machado, o Marquinho (MDB). Segundo ele, “a união é a palavra de ordem nesse momento. O Morro dos Cavalos representa hoje o principal gargalo logístico entre o Sul de Santa Catarina e o restante do estado”.

A comissão também reforça que um bloqueio total na rodovia compromete não apenas o deslocamento de pessoas, mas também o abastecimento e atendimentos de emergência na região.

Colaboração Rafaela Custódio, Portal Engeplus.