Vai passar
Terminei a coluna antes que o Senado terminasse a votação do aumento no número de vagas para deputados federais. Apesar disso, a tendência é que a pauta passe e que Santa Catarina já ganhe, na eleição do ano que vem, mais quatro representantes. Santa Catarina já seria beneficiada, porque a recomposição com base no coeficiente populacional era assunto obrigatório. O problema é que, para não perder espaço, outros estados resolveram fazer um projeto torto que amplia o número geral de parlamentares e, por consequência, o aumento nos gastos do Legislativo federal. Agora o tema deve ir parar no TSE, que terá a missão de pacificar o debate e evitar que essa aberração se efetive.
Falando em aumento
Na Câmara de Criciúma também ganha força, nos bastidores, uma proposta de fazer voltar no Legislativo local a formatação com 21 cadeiras. A proposta deve passar e, com isso, valerá para a legislatura que irá se iniciar em 2029. A defesa é que o aumento de vagas amplia a representatividade e deve dar mais espaço para os bairros. É uma tese que tem suas falhas, mas a aprovação é uma tendência e é preciso deixar claro que a proposta tem total amparo legal.
Sem problemas
Vereador presidente Márcio Darós deixou claro nesta semana, durante entrevista à Rádio Cidade em Dia, que a obra do Legislativo de Criciúma não parou. Está passando por um replanejamento. Garante que não há problema de aporte financeiro ou de qualquer outra ordem. A sede própria começou a ser construída este ano, depois de décadas de debate.
Corneta
A corneta foi tocada por alguns movimentos sociais para cima do vereador Amaral Bitencourt. Amaralzinho elogiou a deputada Júlia Zanata durante uma das sessões desta semana e acabou desagradando muitos. Ganhou até uma montagem nas redes sociais, com direito a tiara e tudo mais.
Aumentou
O Governo Federal autorizou aumento do percentual de etanol na gasolina. Sobe de 27% para 30%. A nova mistura deve chegar às bombas a partir de agosto. A projeção feita é de que, com isso, o preço da gasolina deve cair algo em torno de 10%.
Derrota
A Câmara dos Deputados aprovou ontem (25) uma proposta que derruba dois decretos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que aumentam o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Em derrota para o governo, o decreto foi derrubado pelo voto de 383 deputados. 98 votaram a favor do governo, ou seja, para manter o decreto. O texto agora seguirá para votação no Senado.
Trabalho duro
É o que terá pela frente a cidade de Praia Grande. A capital dos cânions dependia muito dos voos de balão para impulsionar seu turismo. Desde o acidente, a queda no número de reservas para novos voos supera os 60%. Números, é claro, preocupam a região.
Campanha
Sexta-feira (28) é dia de jogo do Tigre e de arrecadação de agasalhos, roupas, cobertores e comida. A ação é da Cruz Vermelha e, como sempre, vai estender a mão a quem mais precisa.
Obra
A luta pela pavimentação da Rodovia dos Mineiros ganhou um novo e relevante capítulo na quarta-feira (25), durante uma reunião com lideranças de Urussanga, Lauro Muller e deputados estaduais, realizada na Secretaria de Estado da Infraestrutura. A Prefeitura do Estado se comprometeu com a execução da obra e anunciou que uma visita técnica será realizada nas próximas semanas em Urussanga. O secretário adjunto da Infraestrutura, Ricardo Grando, disse às lideranças para voltarem para casa com o “coração tranquilo”, pois a pavimentação será realizada. Ele também informou que uma visita técnica será realizada nas próximas semanas para definir o volume da obra e o valor a ser investido. “Após a visita técnica, vamos ter uma definição sobre a rodovia e os detalhes vão ser repassados pelo governador Jorginho Mello”, declarou Grando.