Içara pode ganhar DPCami

Içara está próxima de receber uma Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCami). A sinalização foi dada pelo delegado-geral da Polícia Civil de SC, Ulisses Gabriel, durante reunião com lideranças da cidade em Florianópolis. O encontro, articulado pelo vereador Charles Cargnin (PL), tratou da viabilidade técnica e financeira da instalação. Segundo Gabriel, há recursos disponíveis, e o projeto está alinhado ao plano estadual de expandir delegacias especializadas para cidades com mais de 50 mil habitantes. A prefeita Dalvania Cardoso (PP) afirmou que o município poderá ceder servidores, se necessário. A Câmara prepara um requerimento ao governador Jorginho Mello (PL) para oficializar o pedido. “Saio dessa reunião muito confiante de que Içara poderá ser a primeira cidade a ter essa delegacia dentro desse novo plano”, comentou a prefeita Dalvania Cardoso. “Saímos com a convicção de que essa nova estrutura será, sim, implantada na cidade. Isso ocorreu porque a cidade mostrou mobilização e força política”, ressalta o vereador Higor Robetti.

Compra de votos vira caso de polícia

Um inquérito policial revelou um esquema de compra de votos envolvendo um grupo organizado que atuou no período pré-eleitoral. Os envolvidos ofereciam dinheiro, cestas básicas e combustível em troca de votos para candidatos a prefeito, vice e vereadores. Ao todo, 23 pessoas foram indiciadas — 15 por corrupção eleitoral e associação criminosa, e outras 8 somente por corrupção eleitoral. O caso foi encaminhado à Justiça Eleitoral e agora aguarda manifestação do Ministério Público. Os nomes permanecem sob sigilo. Segundo a investigação, o financiamento dos “acertos” partiu da família de um ex-candidato.

Universidade Gratuita em debate na Alesc

A Assembleia Legislativa de SC promoveu uma audiência pública sobre o programa Universidade Gratuita, da Prefeitura, que já atende mais de 40 mil estudantes. A secretária de Educação, Luciane Ceretta, admitiu inconsistências em cerca de 700 cadastros e informou que os casos estão sendo investigados pelo TCE e pelo Ministério Público. A proposta é aprimorar os critérios de seleção, com novos editais e maior cruzamento de dados a partir de 2026. Segundo a reitora em exercício da Unesc, Gisele Lopes, o programa é “instrumento de transformação social”. Representantes das universidades e do movimento estudantil defenderam a continuidade da iniciativa e maior transparência. “O programa sai deste processo ainda mais fortalecido e eu saí da audiência muito satisfeita”, destaca a secretária.

Câmara de Forquilhinha aprova programa contra ludopatia

A Câmara de Vereadores de Forquilhinha aprovou na segunda-feira (23), o Projeto de Lei nº 016/2025, de autoria da vereadora Laísa da Silva Figueredo (PSDB), que cria o Programa Municipal de Assistência às Pessoas com Ludopatia, voltado ao atendimento e apoio de pessoas com transtorno relacionado ao vício em jogos de azar.

O projeto tem como objetivo oferecer suporte psicológico, social e educativo, além de atuar na prevenção e conscientização da população sobre os riscos da dependência causada pelos jogos — sejam eles virtuais ou presenciais. “A ludopatia é uma realidade silenciosa, que causa não só danos financeiros, mas também sofrimento psicológico e desestruturação familiar. Precisamos agir com políticas públicas efetivas para acolher essas pessoas e suas famílias”, reforça a vereadora.

Feirão de empregos em Morro da Fumaça

Com o objetivo de facilitar a recolocação no mercado de trabalho, a Prefeitura de Morro da Fumaça, em parceria com o Sistema Nacional de Emprego (Sine), realiza na quinta-feira (26) mais uma edição do Feirão de Empregos no município. A atividade acontecerá das 9h às 16h, nas instalações da antiga Câmara de Vereadores, ao lado do Paço Municipal.

A ação itinerante reúne vagas em diferentes segmentos. Conforme dados repassados pelo Sine fumacense, das mais de 220 oportunidades disponíveis, a maioria delas é voltada para os ramos têxtil, de confecção e setor de produção industrial.