Mudança no tempo antecede chegada do inverno nesta sexta-feira, com previsão de volumes elevados de chuva em várias regiões

Da Redação

O feriadão de Corpus Christi será marcado por uma significativa mudança no tempo, com aumento das chuvas e queda nas temperaturas, culminando com a chegada oficial do inverno na sexta-feira.

Hoje (18), o tempo se apresenta mais nublado a encoberto especialmente na divisa com o Rio Grande do Sul, com chuva isolada prevista para o sul do estado (Planalto Sul e Litoral Sul). Nas demais regiões catarinenses, predomina o sol com algumas nuvens. As temperaturas ficam mais elevadas no norte, enquanto os ventos sopram de nordeste a noroeste, com intensidade fraca a moderada. O estado está sob influência de um sistema de alta pressão (massa de ar frio e seco) sobre o Sul do Brasil.

Já o feriado (19) traz uma mudança mais acentuada. A formação de um sistema de baixa pressão sobre a região provoca aumento significativo da nebulosidade e chuva em todo o estado ao longo do dia. O céu fica nublado a encoberto, com condições mais persistentes de chuva, especialmente na divisa com o RS. As temperaturas ficam mais amenas devido à cobertura de nuvens, chuva e umidade elevada. Os ventos, de nordeste a sudeste, são fracos a moderados, podendo apresentar rajadas.

A sexta-feira (20) é o dia de maior atenção. O deslocamento rápido de uma frente fria sobre o Sul do Brasil mantém o céu encoberto e provoca chuva volumosa em todo o estado, com maior intensidade prevista nas regiões que fazem divisa com o RS. As temperaturas permanecem amenas pelos mesmos motivos do dia anterior. Os ventos continuam de nordeste a sudeste, fracos a moderados com rajadas. Às 23 horas e 42 minutos desta sexta-feira ocorre o início oficial do inverno no Hemisfério Sul.

No sábado (21), a influência da frente fria no oceano ainda trará mais nuvens e chuva isolada durante o dia para o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte. Nas demais regiões do estado, predomina o sol entre muitas nuvens. As temperaturas voltam a ficar mais elevadas, especialmente no Oeste. Os ventos sopram inicialmente de sudeste a nordeste, passando para sudoeste ao longo do dia, com intensidade fraca a moderada.