Campanha de agasalho em Içara
Mais de 1,2 mil peças de roupas, sapatos e cobertores foram arrecadadas na campanha do agasalho 2025 em Içara. A iniciativa foi realizada pelo Tabelionato de Içara, Lions Clube e Portal Canal Içara, com pontos de coleta espalhados pela cidade. As doações serão encaminhadas à Associação Beneficente Família Feliz e à Delegacia de Polícia Civil para distribuição.
“A junção de esforços faz toda a diferença. Esta campanha mostra como podemos, juntos, contribuir de forma efetiva com famílias içarenses que enfrentam o frio e outras dificuldades com coragem, mas também com necessidades reais”, afirmou a presidente do Lions Clube, Mara Rubia Maria Modolon Lima.
“Estar aquecido é fundamental para que as demais necessidades possam ser também supridas por cada indivíduo”, completou a advogada e integrante do clube, Pâmela de Sá.
A tabeliã Adriana Mara de Oliveira também reforçou o envolvimento da iniciativa privada: “A Campanha do Agasalho 2025 representa, para o Tabelionato de Notas e Protestos da Comarca de Içara, mais do que uma ação solidária. É a materialização do nosso compromisso com a comunidade, com a dignidade humana e com o acolhimento daqueles que mais precisam”.
Jorginho na frente
Levantamento divulgado ontem (17) pela Neokemp Pesquisas mostra que o governador Jorginho Mello (PL) lidera todos os cenários para a disputa ao governo de Santa Catarina em 2026. Ele aparece com 39,3% das intenções de voto no principal cenário estimulado, seguido pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), com 20,8%, e pelo ex-prefeito de Blumenau, Décio Lima (PT), que soma 12,2%.
O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) completa o quadro com 3,2%. Eleitores indecisos representam 17,9%, enquanto 6,6% disseram que votariam em branco ou nulo.
No cenário sem Lunelli, Jorginho amplia a vantagem e aparece com 42,4% das intenções de voto, contra 21,5% de Rodrigues e 14,2% de Décio Lima.
Simulação de 2º turno
Na hipótese de um segundo turno entre os dois primeiros colocados, o atual governador venceria com 46,5%, contra 26,1% do prefeito de Chapecó. Nessa simulação, 13,5% não souberam responder e 13,9% afirmaram que votariam em branco ou nulo.
Rejeição
O levantamento também mediu a rejeição dos pré-candidatos ao governo estadual:
Décio Lima (PT): 43,0%
Jorginho Mello (PL): 18,9%
Antídio Lunelli (MDB): 12,8%
João Rodrigues (PSD): 6,6%
Rejeita todos: 8,4%
Não rejeita nenhum: 10,3%
Metodologia
A pesquisa ouviu 1.080 pessoas entre os dias 9 e 11 de junho de 2025, utilizando o método URA (Unidade de Resposta Audível), em 77 municípios catarinenses. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Fonte: Neokemp Pesquisas / Gazeta do Povo
Solidário
Representantes das instituições que participam do Arraial Solidário 2025 estiveram reunidos ontem (17) na sede da CDL de Criciúma para alinhar os detalhes do evento, que será realizado nos dias 5 e 12 de julho, na Praça Nereu Ramos, durante o tradicional Sábado Mais.
Promovido pela CDL de Criciúma, em parceria com o Núcleo de Lojistas do Centro e com apoio do Sicredi e da Unesc, o Arraial Solidário combina gastronomia típica, cultura popular e responsabilidade social. Toda a renda obtida nas barracas é destinada a instituições beneficentes da cidade.
Esclarecer
Com foco na transparência e na fiscalização de recursos públicos, o vereador Daniel Formentin Bonifácio (PSD) protocolou três requerimentos na Câmara de Vereadores de Criciúma. Os pedidos tratam da gestão da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e do programa Universidade Gratuita, da Prefeitura.
Dois requerimentos foram encaminhados à Fucri, mantenedora da Unesc. No Requerimento 327/2025, o parlamentar solicita demonstrativos contábeis dos últimos dez anos (2015 a 2024), informações sobre passivos financeiros e a composição do Conselho Fiscal da Fundação nesse período. Segundo o vereador, os dados são necessários para “subsidiar análises institucionais, apoiar processos decisórios e fortalecer a transparência”.
Denúncia
A Polícia Civil de Santa Catarina disponibilizou um canal online para que a população possa denunciar possíveis fraudes e irregularidades relacionadas ao programa Universidade Gratuita. As denúncias podem ser realizadas pelo site da instituição, por meio do link: https://denuncias.pc.sc.gov.br/#/.
A iniciativa faz parte de uma apuração determinada pelo governador Jorginho Mello, que requisitou à Polícia Civil a investigação de suspeitas de uso indevido do programa estadual. A Delegacia de Defraudações da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) ficará responsável pela condução das investigações, que serão coordenadas nos municípios onde houver indícios concretos de irregularidades.