Mais de 1 milhão devem a bancos em Santa Catarina

13

Mutirão da Serasa oferece até 97% de desconto até 30 de junho

Da Redação

Mais de 1 milhão de catarinenses estão endividados com bancos e podem negociar suas dívidas até 30 de junho, por meio de um mutirão organizado pela Serasa em parceria com mais de 40 instituições financeiras. A ação oferece descontos que chegam a 97%, além de parcelamento e pagamento via Pix, com quitação imediata. O objetivo é reduzir o índice de inadimplência, que atualmente atinge 77 milhões de brasileiros.

De acordo com o Mapa de Inadimplência da Serasa, os débitos com bancos e cartões de crédito representam 27,8% das dívidas que resultaram em nome negativado no país em maio. O levantamento mostra que Santa Catarina soma mais de 1 milhão de pessoas inadimplentes apenas com bancos, e mais de 13 mil ofertas estão disponíveis para negociação no estado.

Em todo o Brasil, são 35 milhões de consumidores devendo aos bancos, com um total superior a 65 milhões de dívidas vinculadas exclusivamente ao setor bancário. Segundo a Serasa, esse segmento lidera os registros de inadimplência, seguido pelas contas básicas, como luz, água e gás, que representam 20,3%, e pelas financeiras, com 19,3%.

Uma pesquisa realizada pela Serasa com 921 consumidores revelou que o cartão de crédito é o principal responsável pelo endividamento bancário, citado por 69% dos entrevistados. Em seguida, aparecem os empréstimos pessoais, com 56%, e o uso do cheque especial ou do limite da conta corrente, com 31%.

Entre os motivos mais citados pelos inadimplentes estão perda de renda, desemprego, imprevistos relacionados à saúde e acidentes, além de desorganização financeira. O levantamento também mostra que 46% dos entrevistados tentaram negociar diretamente com o banco, mas não conseguiram fechar acordo.

“Nos unimos a mais de 40 grandes bancos justamente para conectar os 35 milhões de brasileiros endividados ao setor bancário, atuando como um elo na negociação”, explica Aline Maciel, especialista da Serasa em educação financeira. “Até 30 de junho, nosso site e aplicativo trazem 400 milhões de ofertas de bancos com descontos que chegam a 97%. Está mais fácil se livrar destas dívidas”, reforça a diretora da Serasa.