Primeiro encontro com coordenadores discutiu ações, desafios e manual de planejamento da entidade para o triênio 2025-2027
Criciúma
O presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Franke Hobold, reuniu-se com os coordenadores dos núcleos empresariais na última quinta-feira (15), na primeira reunião da atual gestão, com o objetivo de discutir ações em andamento, desafios enfrentados e sugestões para intensificar a atuação dos grupos no período 2025-2027.
Durante o encontro, Hobold afirmou que a Acic “é uma grande porta-voz de Criciúma e região e temos que levar isso adiante, trabalhando pelo desenvolvimento regional como um todo”. Segundo ele, um dos principais desafios é fomentar o movimento econômico regional, incentivando investimentos e fortalecendo o setor produtivo.
O presidente também abordou o papel da entidade em temas como obras estruturantes, a busca por soluções para o gargalo na BR-101 na altura do Morro dos Cavalos, em Palhoça, e a defesa de bandeiras como a educação e a qualificação da mão de obra. Hobold mencionou ainda a importância do trabalho voluntário dos diretores e coordenadores da entidade. “Aprendemos nessa troca de vivências, no compartilhamento das boas práticas e com ações que ampliam o conhecimento. Os núcleos agregam para encontrar soluções conjuntas e isso é muito importante”, disse.
Os coordenadores relataram como pontos positivos as experiências promovidas pelos eventos realizados, o intercâmbio de informações, o aprofundamento de conhecimento por meio de palestras, reuniões, workshops, treinamentos e visitas técnicas, além da criação de ambientes seguros para discutir dificuldades comuns e buscar soluções colaborativas.
Entre os principais desafios mencionados pelos coordenadores estão a mobilização para ampliar o engajamento, atrair novos participantes e reter os já envolvidos. As sugestões incluíram a ampliação da integração entre os núcleos, com a realização de parcerias para projetos, eventos e outras ações conjuntas.
A Acic apresentou ainda um novo manual de planejamento e gestão voltado aos núcleos, com o intuito de oferecer diretrizes claras que orientem suas práticas. Segundo Hobold, “os núcleos empresariais são expressão viva do propósito da Acic, em congregar, promover e desenvolver”. Para ele, essas iniciativas reforçam a cultura do associativismo e o protagonismo dos setores econômicos da região.
A gerente executiva Julita Volpato afirmou que “mais do que organizar rotinas, esse guia visa potencializar o impacto dos núcleos, porque cada núcleo ativo fortalece o ecossistema associativista e amplia a presença da Acic como articuladora de soluções e catalisadora do desenvolvimento profissional e empresarial”.
Participaram também do encontro o diretor Leandro Eufrásio Teixeira e o coordenador dos núcleos empresariais da Acic, João José Camargo.