Guardião da Democracia

Celso Maldaner aproveitou a reta final do recesso parlamentar em Brasília para visitar as bases. O presidente estadual do MDB tem percorrido Santa Catarina para mobilizar o MDB para a eleição do próximo ano. Por aqui, não foi diferente. “O MDB é o guardião da Democracia e vamos continuar com nosso papel. Claro que o partido enfrentou dificuldades, claro que o partido teve problemas com militantes que mancharam nossa história, mas vamos nos reerguer e isso inicia já na eleição do próximo ano”, explica Maldaner. Ele reconhece que o partido terá que se renovar, mas acredita que o MDB sairá do próximo pleito ainda mais forte. “As pessoas não vão votar em um número. Na eleição municipal você pesquisa, avalia. O MDB tem grandes quadros, bons gestores e vai sair fortalecido. Nossa meta é fazer 120 prefeitos”.

Na região

Coordenador Regional do MDB, o ex-prefeito de Içara, Gentil da Luz, explica que o primeiro passo é manter as prefeituras onde o MDB já é governo. Mas além de Içara, Balneário Rincão, Orleans e Siderópolis, o partido também vê possibilidades em Cocal do Sul, Forquilhinha, Treviso, Urussanga e Morro da Fumaça. “Temos lideranças que estão se preparando e diretórios organizados, por isso a nossa expectativa positiva. Além do executivo, também estamos nos preparando para reforçar o partido no legislativo”.

Em Içara

Prefeito Murialdo fez questão de ressaltar a boa parceria mantida com os partidos que compuseram a coligação vitoriosa no último pleito e que se mantêm na base do governo. ‘Temos bons parceiros, todos os partidos tem sido leais a cidade, apoiado as principais bandeiras e trabalhado para mudar para melhor a qualidade de vida da população”. Para o prefeito a tendência é que os partidos se mantenham juntos em 2020. “Tudo caminha para isso e vamos trabalhar neste sentido”.

Na disputa

Ex-prefeito Gentil da Luz segue como coordenador regional do MDB. Deve se manter nessa função nos próximos meses, mas não esconde o desejo de participar do processo eleitoral de 2020. Gentil reconhece o candidato natural do partido, mas admite que quer estar na próxima eleição, nem que seja disputando vaga de vereador em Içara.

Nos bastidores

A verdade, no entanto, é que o candidato do Paço pode não sair da restrita lista dos favoritos que tem sido divulgada até o momento. Tem gente trabalhando forte nos bastidores para aparecer bem nas pesquisas, e, quem sabe, surpreender.

Com a Câmara

Questionei o prefeito Murialdo Gastaldon sobre a polêmica da Câmara de Vereadores e as dispensas de pareceres e ele deu o seu parecer. “A Câmara funciona como um hospital. Há dias em que, no pronto socorro se atende de acordo com a ordem de chegada, mas há os casos de emergência onde aquele paciente precisa passar à frente. No Legislativo é assim também. Vale lembrar que o projeto só vai para avaliação se ganha ou não dispensa de pareceres de todos os líderes de bancada concordarem. A decisão é da Câmara”, justifica.

Otimista

Deputado Celso Maldaner disse nesta quinta, durante entrevista à Difusora, que está confiante na recuperação da economia do país no ano que vem. “Porque esse ano está perdido. Vamos ter um crescimento de pouco mais de 0,8%, o que é lastimável. Mas acredito que ano que vem, com as reformas passando, vamos ter outro cenário”.

Sobre Bolsonaro

Ele também falou sobre a postura do presidente Bolsonaro, sempre procurando polêmicas. “Ele se tornou presidente com esse perfil e ele não vai mudar. Isso atrapalha muito os debates e as pautas no Congresso, mas vamos ter que conviver com isso”.

Veto

Vereador Dailto Feuser disse durante entrevista à Difusora, que já está conversando com os vereadores para derrubar veto do prefeito Clésio Salvaro a proposta apresentada por ele e que prevê a implantação de equipamentos de ar condicionado em pelo menos metade dos ônibus em Criciúma. “É uma proposta para melhorar a qualidade do nosso transporte coletivo e acredito que o veto não se mantém na Câmara”, ressalta.

Recursos

Programa de recuperação fiscal estabelecido pela prefeitura de Criciúma para este ano, terminou com mais de 4 milhões de reais recuperados. “Esse valor, retirados o percentual da educação, vai integralmente para a saúde. Serão mais de 3 milhões de reais investidos para melhorar o atendimento em saúde na cidade. Além disso, o Refis também permitiu que as famílias recuperassem seu crédito e sua dignidade”, argumenta o secretário Celito Cardoso.