Fundação trabalhará para tornar o Parque Walmor de Lucca ainda mais atraente à população, além de implantar espaço de educação ambiental

Içara

Junho foi o Mês do Meio Ambiente. Em Içara, a Fundação do Meio Ambiente (Fundai) realizou uma série de ações focadas na educação ambiental, conscientização e preservação. Mesmo que a programação já tenha sido concluída, o objetivo é manter trabalhos nessa linha durante todo o ano, além de implantar novos projetos voltados ao Parque Walmor de Lucca.

O presidente da Fundai, Ibanez Aníbal Zanette, avalia positivamente toda a programação. “As ações do Mês do Meio Ambiente foram muito importantes, pois algumas foram pontuais, mas outras irão perdurar por um longo período”, ressalta, destacando as visitas dos técnicos da Fundação às escolas. “Tivemos estudos ambientais, atividades de educação ambiental com as crianças e distribuímos materiais educativos aos alunos”, relembra.

As atividades não se restringiram às unidades de ensino. “Destacamos o projeto Nascente Viva, que esperamos que continue durante todo o ano, já que a receptividade foi excelente e os impactos a longo prazo na preservação desses locais têm grande importância”, comenta, frisando o incentivo à reciclagem. “Com o projeto ‘Reciclou, Levou’, pretendemos que isto permaneça no cotidiano da população como um hábito. Essas ações vêm para ser mantidas e não apenas como uma programação do Mês do Meio Ambiente”, explica.

Para atender a demanda, o espaço do projeto deve ser ampliado. “Pretendemos melhorar o local onde funciona o programa ‘Reciclou, Levou’. Analisaremos a possibilidade de implantar um contêiner para ter mais espaço e conforto a todos”, afirma, lembrando eu o objetivo é aumentar a quantidade de materiais recicláveis coletados. “Entendemos que apenas com conscientização e informação conseguiremos aumentar esses números”, enaltece.

Novo espaço junto à natureza

Para os próximos meses, os técnicos da Fundai atuarão num novo espaço, que ainda é desconhecido de parte da população içarense. “Voltaremos nossa visão ao Parque Walmor de Lucca, que não foi terminado. Já conseguimos encaminhar, junto à empresa que ganhou a licitação à época, que concluísse mais algumas partes e agora pretendemos povoar o lago e desenvolver outras ações para tornar o local mais atraente”, salienta, enfatizando a intenção de transformar o Horto Municipal, que tem uma área de 37 hectares, num espaço de educação ambiental.

Incentivo à castração de cães e gatos

Atualmente, a Fundai mantém o Centro de Castração São Francisco de Assis. No local, cães e gatos são submetidos ao procedimento, que evita a superpopulação e o acúmulo de animais abandonados nas ruas. “Outra promessa de campanha da prefeita Dalvânia Cardoso foi o Castramóvel. Hoje já temos uma ação que não existia, em que buscamos os animais às sextas-feiras, levamos para castração e devolvemos aos tutores, mas pretendemos ter um veículo que possamos ir até as comunidades”, conclui Zanette, informando que a expectativa é implantar o Castramóvel até o final de 2021.