50 prioridades
O prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, e o vice, Salésio Lima, terminaram a quinta-feira (10) com um evento no Paço para marcar os 100 dias do governo. O ato, no hall de entrada do Paço, foi prestigiado. O prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, fez questão de acompanhar. Líderes comunitários, vereadores, integrantes da sociedade civil organizada, o presidente da Acic, Frank Hobold, e a deputada federal Geovânia de Sá marcaram presença. Júlio Garcia, em compromisso na Alesc, encaminhou vídeo, e Clésio Salvaro, que está com a família na Europa, encaminhou nota com felicitações. No ato, Vaguinho apresentou algumas das ações que foram desenvolvidas nos primeiros dias do mandato e destacou que existem 260 projetos em andamento. “São 300 milhões de orçamento”, ressaltou. O ato também contou com o lançamento de uma nova ferramenta: o Mais (mais.criciuma.sc.gov.br). “O portal vai permitir que o cidadão acompanhe índices da Prefeitura, dados sobre a cidade e, principalmente, o andamento de cada projeto. Ao escolher e clicar em uma ação, o cidadão poderá ver o quanto ela já caminhou, como ela vai ficar. Enfim, é uma transparência interativa e que vai permitir também que o cidadão seja o fiscal da obra sem sair de casa”, detalha o secretário de Governança, Tiago Pavan. Vaguinho falou com empolgação dos projetos. Do total, 50 ganham o selo de prioridade. “Porque são a nossa meta, e quem não estabelece meta fica feliz chegando a qualquer lugar. Posso assegurar que temos muitos projetos. Fizemos muito nos 100 primeiros dias e vamos fazer muito mais no restante do nosso mandato”.
Este mês
O prefeito do Balneário Rincão estabeleceu abril como prazo para marcar a data de inauguração da obra de revitalização da Lagoa do Jacaré. A estrutura já deveria ter sido entregue, mas alguns contratempos foram registrados, e o prefeito faz questão que a obra seja entregue quando estiver 100%. Luizinho falou também dos 100 primeiros dias de seu mandato e considera que, até o momento, o resultado é positivo. “Tivemos uma boa temporada de verão. No Rincão, já assumimos com a demanda em alta, mas se deu conta do recado. Agora temos muitas ações que serão desenvolvidas, ações para atração de visitantes na baixa temporada e muitas obras”, pontua o prefeito. Entre as obras programadas para o ano estão a mudança de acesso do Torneiro e o incentivo para a vinda de novas empresas que possam impulsionar a geração de emprego e renda. “Estamos no caminho certo, atraindo o investidor, apostando em projetos que permitem ao Rincão crescer e que melhoram a vida da nossa população”.
Em Tubarão
O governador Jorginho Mello esteve em Tubarão nesta quinta-feira (10) para apresentar o Programa Santa Catarina Levado a Sério – 2ª Edição – Prestando Contas aos 18 municípios que compõem a região da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna). O encontro ocorreu no Sigma Park da Rede Catarinense de Centros de Inovação e reuniu prefeitos, vereadores, deputados e lideranças locais, que acompanharam a apresentação detalhada dos investimentos, entregas e projetos do Governo do Estado em cada cidade da região. Durante o evento, o governador destacou o compromisso com a transparência e a gestão responsável, reforçando a importância do diálogo direto com os municípios. “Estamos mostrando com números e resultados o que o Governo de Santa Catarina tem feito em cada canto do estado. Esse contato com as lideranças locais é essencial para alinhar prioridades e seguir avançando com obras, serviços e investimentos que melhoram a vida das pessoas”, afirmou Jorginho Mello.
Conscientizando
O Núcleo do Terceiro Setor da Acic tem aproveitado os últimos dias para reforçar a campanha que tenta fazer a população doar parte do seu imposto de renda devido para os fundos da infância e do idoso. “São recursos que podem ficar direto na cidade e que não oneram em nada o contribuinte. Os números mostram que podemos captar até 14 milhões, mas estão ficando apenas 500 mil na cidade. Estamos trabalhando para mudar isso”, ressalta.
Crescimento
O volume de serviços prestados no Brasil avançou 0,8% em fevereiro, na comparação com o mês anterior, puxado principalmente pelo setor de informação e comunicação, que cresceu 1,8%. Com o resultado, o desempenho geral se encontra 16,2% acima do nível pré-pandemia. Frente a fevereiro de 2024, o volume de serviços avançou mais de 4%. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira (10) pelo IBGE, o comportamento do setor alcançou, em fevereiro, a 11ª taxa positiva consecutiva. Já o acumulado nos últimos 12 meses, ao avançar 2,8% agora, repetiu o ritmo de expansão observado em janeiro.